Geral

20 de 06 de 2022, 11:18

Diário

Barragens de Fagilde e Aguieira entre as mais cheias do país

Albufeira de Vilar é das que têm menos água. Distrito de Viseu está em seca severa

Água barragem de fagilde

Fotógrafo: Igor Ferreira

As barragens de Fagilde e Aguieira estão entre as albufeiras com mais água armazenada em todo o país, numa altura em que a falta de chuva determinou uma redução dos armazenamentos hídricos em dois terços das barragens do país.

Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, Fagilde está na cota máxima enquanto Aguieira tem 95% (por cento) de água armazenada.

Já a albufeira de Vilar, no norte do distrito, continua a ser uma das barragens que têm menos água guardada, com uma capacidade de 15%.

Também de acordo com os dados, a albufeira de Varosa, em Lamego, tem uma cota de 55%, enquanto a de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, tem 81%.

O volume de água acumulada, a 14 de junho, era inferior ao registado na semana anterior. Entre as 59 albufeiras que integram o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, 13 tinham menos de 40% da capacidade. Só três bacias conseguiram aumentar o armazenamento.

Nas bacias hidrográficas, o Mondego tem o mais alto volume de água com 89,2%, enquanto o Douro apresenta 78,5%.

O distrito de Viseu encontra-se em situação de seca severa. Portugal teve o maio mais quente em 92 anos e Viseu não escapou ao calor e à subida das temperaturas. O distrito registou no mês passado uma temperatura máxima média de 23,7 graus, mas os termómetros chegaram a atingir os mais de 31º.

No final de maio, 97,1 por cento do território estava em seca severa, 1,5% em seca moderada e 1,4% em seca extrema.