Geral

15 de 04 de 2021, 09:51

Diário

Gabinete de apoio aos agricultores em S. Pedro do Sul

Executivo quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do concelho

câmara são pedro do sul

A Câmara de São Pedro do Sul criou recentemente o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do concelho.

O executivo liderado por Vítor Figueiredo justifica a criação deste novo gabinete reconhecendo “a importância da produção local e designadamente da agricultura, atividade que quer potenciar em termos económicos valorizando os produtores e o seu papel na produção de alimentos, na manutenção da paisagem e da identidade do território”.

Em comunicado, a autarquia escreve que o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural visa apoiar a produção agroalimentar local, contando com a colaboração de dois engenheiros agrónomos, disponibilizando informações de interesse para os agricultores e produtores, aconselhamento agrícola e apoio na certificação.

Além disso, o novo gabinete também irá promover ações de formação profissional na área agrícola, desenvolver várias atividades junto das escolas, promover ações de sensibilização nas freguesias e acompanhar os produtores da horta da Misericórdia de Santo António.

O gabinete pretende ainda “promover sistemas de produção agroecológicos que respeitem os recursos naturais e contribuam para produzir alimentos saudáveis e de qualidade e, ainda, promover o consumo da produção local, continuando a investir nos circuitos curtos de comercialização como o mercado municipal e as feiras de produtos realizados nas freguesias, apoiando a concretização dos objetivos da Bio Região”.

O gabinete está disponível através do endereço de e-mail gadr@cm-spsul.pt e do número 919 761 436.