Geral

03 de 04 de 2024, 11:11

Diário

Câmara de Tondela compra edifício histórico para ampliar Museu Terras de Besteiros

Autarquia comprou edifício histórico junto ao Museu Terras de Besteiros e à Igreja Matriz. Negociações com os antigos proprietários demoraram meses

A Câmara de Tondela adquiriu recentemente um edifício histórico no centro da cidade, junto ao Museu Municipal Terras de Besteiros para ampliar este espaço museulógico. O imóvel foi comprado a privados por 220 mil euros, adiantou a autarquia.

O processo negocial, que demorou alguns meses, culminou com o exercício do direito de preferência por parte do município.

O imóvel adquirido, segundo a Câmara, servirá para a ampliação do Museu Terras de Besteiros e instalar alguns serviços municipais.

O edifício, localizado também em frente à Igreja Matriz, está situado na Zona Especial de Proteção (ZEP) do Solar de Sant'Ana, que foi classificado como monumento de interesse público em julho de 2022.

“Esta fixação da ZEP visou evitar o surgimento de intervenções com impacto descontextualizador, salvaguardando a manutenção das características fundamentais do edifício e as perspetivas da sua contemplação e fruição, estando por esta via garantida a salvaguarda deste património”, explicou numa nota o município de Tondela.