Geral

15 de 03 de 2024, 11:59

Diário

Câmara de Viseu compra imóveis para aumentar habitação nas freguesias

Autarquia aprovou aquisição de dez edifícios num investimento de 225 mil euros. Compras foram feitas nas freguesias rurais do concelho

habitação em construção créditos câmara de viseu

A Câmara de Viseu aprovou a compra de dez imóveis no âmbito da Estratégia Local de Habitação, num investimento de 225 mil euros.

As casas serão reabilitadas e destinadas ao arrendamento numa decisão tomada na reunião do executivo de ontem (14 de março).

O negócio envolve aquisições nas freguesias de Barreiros e Cepões, Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Souto, Silgueiros, Santos Êvos e Rio de Loba.

“Pretende-se com esta medida promover a reabilitação do edificado degradado e combater a desertificação nas freguesias rurais, promovendo o seu repovoamento e diversificando o leque de respostas habitacionais”, explica a autarquia de Viseu em comunicado.

A Estratégia Local de Habitação de Viseu vai investir cerca de 45 milhões de euros na habitação pública até ao final de 2025 e tem o apoio do programa 1.º Direito. O objetivo passa por tentar resolver 435 situações de carência habitacional no concelho.

Outra das metas da Câmara é a de “abandonar o estereótipo” de habitação em contexto de bairro social e garantir “novas e diferenciadas respostas” através da compra e reabilitação de edifícios na área de reabilitação urbana e nas freguesias periféricas “contribuindo assim, de forma indelével, para a coesão social e territorial do concelho” através da construção de novas casas e da reabilitação do Bairro da Cadeia, entre outras obras.