Geral

04 de 05 de 2021, 18:44

Diário

Campanha de testagem para campanha da cereja em Resende

Trabalhadores fora e dentro do concelho vão ser testados

cerejas

Com a pandemia, a apanha da cereja vai exigir, este anos, mais cuidados. No concelho de Resende, a operação vai ser iniciada “em força” e os trabalhadores vão ser testados nos próximos dias. Produtores admitem contratação de mão de obra fora do concelho, mas garantem segurança.

Garcez Trindade, presidente da Câmara Municipal de Resende, refere que vão ser disponibilizados testes “muito brevemente”. “A apanha da cereja em força é capaz de ser daqui a oito dias, de maneira a que estará quase na altura de agora procedermos aos testes”, assinala.

“Fizemos reuniões em todas as freguesias que fazem apanha da cereja e com todos os produtores”, afirma o presidente da Câmara, salientando que a autoridade de saúde local tem conhecimento da testagem.

O autarca explica que os testes não vão ser realizados todos os dias, mas “se houver algum sinal ou sintoma, cá estaremos para os continuar a fazer”.

Por outro lado, Armindo Barbosa, produtor em Resende, avança que “devem haver pessoas de outros concelhos” na apanha da cereja, como acontece todos os anos, garantindo que vai ser feita em segurança.

“Nós [produtores] reunimos com a Câmara e foi proposto que fossem disponibilizados testes a todas as pessoas que andem nos pomares a apanhar cereja, quer venham de outros concelhos quer mesmo do concelho, mas de outras freguesias”, frisa o produtor, acrescentando que não ficou, no entanto, esclarecida a frequência da testagem.

Para além da testagem, Armindo Barbosa refere que vão ser cumpridos outros cuidados na colheita, como a lotação reduzida nas carrinhas que transportam os trabalhadores, a distância entre cerejeiras e cada pessoa ter as suas próprias ferramentas de trabalho.