Geral

19 de 01 de 2022, 10:37

Diário

Carnaval: Lazarim vai festejar o Entrudo

Festejos serão mais contidos para evitar maiores aglomerações. Caretos vão voltar a desfilar na freguesia do concelho de Lamego

entrudo lazarim carnaval

O Entrudo vai sair às ruas da vila de Lazarim, no concelho de Lamego, este ano. A festividade não se realizou em 2021 por causa da atual pandemia, mas a tradição vai agora cumprir-se.

Mesmo assim, os festejos de Carnaval organizados pela Junta de Freguesia vão ser mais contidos para evitar maiores aglomerações, revelou ao Jornal do Centro a vice-presidente da Câmara de Lamego, Catarina Ribeiro.

“Este ano vai haver Entrudo do Lazarim. Vai ser um evento mais pequeno e não pretendemos que venha a ter a dimensão dos outros anos para que não haja a participação de tantas pessoas, mas vai ter na mesma os desfiles de domingo e terça-feira”, disse a também vereadora da Cultura.

O Entrudo deste ano vai voltar a contar com o tradicional desfile de caretos de Lazarim, mas sem a participação de grupos oriundos de fora da freguesia. Segundo Catarina Ribeiro, também não vai decorrer “o concurso de máscaras mas, na Terça-Feira Gorda, haverá feijoada e caldo de farinha como tem sido tradição”.

A autarca refere que este Carnaval vai ser dedicado sobretudo à comunidade de Lazarim e terá pouca divulgação para evitar atrair mais pessoas.

“Este Carnaval não pretende atrair muita gente de fora. Não é possível fechar a freguesia e, portanto, vai-se evitar fazer muita divulgação e apelar ao bom senso das pessoas para que se dispersem, participem em segurança cumprindo as normas e tenham os cuidados necessários”, remata Catarina Ribeiro.