Geral

25 de 04 de 2024, 18:32

Diário

Centenas de pessoas comemoram no Rossio, em Viseu, os 50 anos da Liberdade

Grupo mirandês Galandum Galundaina animou a tarde em que foi notória a presença de famílias e muita juventude

25 de abril 2024

Várias centenas de pessoas estiveram esta tarde de 25 de Abril no Rossio, em Viseu, para assinalar os 50 anos da revolução que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal.
A concentração iniciou-se pelas 14h30 no Largo de Santa Cristina, tendo o desfile percorrido a Rua Formosa, terminando na principal praça da cidade com os participantes a empunharem cartazes e cravos vermelhos e a entoarem palavras de ordem.

“Uma casa para viver” ou “Igualdade de Direitos” eram frases que podiam ler-se nalguns cartazes ao mesmo tempo que eram entoadas palavras de ordem como: “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”, “Paz sim, guerra não” e “o povo unido jamais será vencido”.
Na marcha da liberdade, organizada pela União dos Sindicatos, participaram vários sindicatos e dirigentes regionais que pretenderam assinalar o cinquentenário do 25 de Abril.

Nos discursos oficiais, já no palco montado no Rossio, Isabel Almeida tomou a palavra para reafirmar os valores de Abril, não sem lembrar que “ainda falta cumprir muita coisa”, nomeadamente questões da valorização salarial e das pensões, assim como o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na escola pública e na Segurança Social.
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril continuaram com um concerto do grupo mirandês Galandum Galundaina que animou uma plateia onde era notória a presença de famílias e muita juventude. E foi em uníssono ao som do “Grândola Vila Morena” que terminaram, no Rossio, as celebrações dos 50 anos da Liberdade.