Geral

26 de 05 de 2023, 12:11

Diário

Cereja volta a estar em grande este fim de semana em Lamego

A 11ª edição da Montra da Cereja da Penajóia contará com a presença de 13 expositores nos próximos dias 27 e 28 de maio. A cereja desta região destaca-se por ser uma das primeiras a chegar ao mercado nacional.

cereja

Fotógrafo: Facebook Cereja da Penajóia

Este fim de semana, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa - em Lamego – a cereja volta a ser protagonista na 11ª edição da Montra da Cereja da Penajóia. Neste ano, o evento contará com um ligeiro aumento no número de expositores, totalizando 13 produtores ansiosos para exibir seus produtos.

Apesar das previsões de mau tempo na região de Lamego para este fim de semana, o evento será realizado nos dias programados, por questões de logística.

No entanto, devido à queda na produção de cerejas neste ano, muitos dos produtores que estiveram presentes em edições anteriores - alguns desde a primeira - não participarão no festival.

Este ano houve uma redução na produção de cerejas em comparação com a última colheita. Os produtores apontam a variação das temperaturas como uma das principais razões para a menor quantidade de cerejas este ano na região da Penajóia. A quebra na produção chega aproximadamente 40%. No entanto, apesar desta redução, a colheita não foi afetada por atrasos.

Bianca Leão (estagiária ESEV/IPV)