Geral

27 de 03 de 2024, 09:58

Diário

Chuva e trovoada no fim de semana da Páscoa, depressão Nelson está a chegar

Região de Viseu pode contar com tempo mais frio nos próximos dias, revelam previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

tempo nublado chuva nuvens meteorologia

Fotógrafo: Igor Ferreira

A chuva continua a marcar a previsão do tempo desta quarta-feira e o mesmo vai acontecer nos próximos dias na região de Viseu. O estado meteorológico vai ser afetado pela chegada da depressão Nelson, que, além da chuva, também traz trovoada por vezes forte e neve a cair nos pontos altos da Serra da Estrela.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje uma máxima de 11 graus e mínima de 5º no concelho de Viseu.

A máxima sobe apenas ligeiramente para os 12º na quinta-feira, para depois voltar para os 11º na Sexta-Feira Santa. No fim de semana da Páscoa, a precipitação mantém-se, mas as temperaturas vão sempre descer: 10º de máxima no sábado e 9º no domingo de Páscoa, assim como uma descida da mínima para os 3º.

Hoje no distrito, as máximas estão entre os 9º (Vila Nova de Paiva) e os 16º (Mortágua). Os concelhos de Carregal do Sal e Tabuaço registam 15º de temperatura.

Com 14º de máxima estão Armamar, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela. O IPMA prevê 13º em Nelas, Mangualde, Lamego, Cinfães, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende e São João da Pesqueira.

O termómetro marca 12º em Tarouca, 11º em Castro Daire e Moimenta da Beira, e 10º em Penedono, Sátão e Sernancelhe.

As mínimas oscilam entre os 3º (Penedono e Vila Nova de Paiva) e os 9º (Mortágua).

Os avisos amarelos continuam pelo menos até às 18h00 de quinta-feira, devido à previsão de vento forte com rajadas até 85 quilómetros/hora. Nas serras, a intensidade poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

Entretanto, segundo o IPMA, a depressão Nelson não deverá provocar alterações significativas nas temperaturas, sendo que estas vão estar entre os 10 e os 15 graus nas regiões Norte e Centro e menos de 10º nas terras altas.