Geral

24 de 06 de 2021, 18:45

Diário

Ciclista de Viseu 'homenageado' com centro de BTT

Câmara vai atribuir o nome de Tiago Ferreira a novo equipamento desportivo. Autarquia aprovou ainda novas verbas para as freguesias

tiago ferreira btt

A Câmara de Viseu vai atribuir o nome do ciclista viseense Tiago Ferreira ao novo centro local de BTT que está agora na sua fase de conclusão.

A decisão foi tomada esta quinta-feira (24 de junho), em reunião do executivo presidido por Conceição Azevedo, que se justificou com o percurso feito pelo campeão europeu e mundial de XCM natural da região.

A autarquia ambiciona dar mais apoio aos praticantes do BTT e atrair novos atletas para a modalidade com este projeto que terá oito percursos com uma distância total de 280 quilómetros e que passará por 18 das 25 freguesias de Viseu, com vista a estruturar os percursos que visam organizar a prática do BTT e melhorar as condições.

As portas de entrada ficarão na Mata do Fontelo e em Santos Evos. O Centro Cyclin’Portugal – Viseu foi criado a partir do programa nacional de promoção do território e do turismo ativo promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo. “A rede de percursos é complexa e cobrirá uma grande área do concelho, principalmente na zona noroeste e em torno do núcleo urbano”, explica o município em comunicado.

Todos os percursos terão uma variante de ligação entre eles. O centro de BTT vai passar por Viseu, Rio de Loba, Mundão, Santos Evos, Cavernães, Cepões, Lordosa, Calde, Ribafeita, Bodiosa, Campo, Orgens, Coutos de Viseu, Abraveses, Repeses e S. Salvador, S. Cipriano e Vil de Soito, Ranhados e Povolide.

Depois de ter alcançado três vezes o pódio nos campeonatos mundiais de XCM, sagrando-se mesmo campeão em 2016, Tiago Ferreira acumulou também duas medalhas de ouro nos campeonatos da Europa em 2017 e 2019 e uma de prata em 2016. Em 2020, o atleta viu confirmado o recorde mundial da maior ascensão vertical em BTT cumprida em 24 horas, em São Pedro do Sul, onde fez um trajeto com um desnível correspondente a mais de duas ascensões ao monte Evereste.


Câmara dá mais dinheiro para obras nas freguesias

Além disso, a Câmara também aprovou uma série de mais de 30 novos protocolos e contratos-programa com as freguesias do concelho que representam ao todo um investimento de mais de dois milhões de euros, envolvendo obras e transferências de competências.

O destaque vai para os contratos firmados com as freguesias de baixa densidade do concelho como São Pedro de France, cuja Junta assinou com a autarquia um protocolo para a primeira fase da pavimentação da Rua do Couceiro em Moimenta e o acesso à localidade de Forniço.

Foi também aprovada o protocolo para o calcetamento da Rua da Capela, da Rua do Rio e da Rua da Caixeira em Silvares, na freguesia de Côta, num investimento que ronda os 157 mil euros.

Com a freguesia do Campo, a Câmara vai apoiar a requalificação da Rua Costa do Monte, Paul, Vale e Travessa do Viso em Moure de Madalena, num contrato programa avaliado em 139 mil euros. Também no Casal e em Lustosa, vão avançar obras de requalificação nas ruas da Capela, Barroca e Fonte Fria. O investimento é superior a 115 mil euros.

A Câmara de Viseu aprovou ainda a retificação dos autos de transferência dos recursos financeiros para 2022 em espaços verdes para as juntas de Abraveses, Campo, Coutos de Viseu, Lordosa, Mundão, Ranhados, Repeses e São Salvador, Rio de Loba e Viseu e em limpeza de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros para Bodiosa e Coutos de Viseu.

A presidente da autarquia, Conceição Azevedo, defendeu que, com estas medidas, está a ser reforçada a aposta na coesão territorial, “contribuindo diretamente para a melhoria das condições de vida de todos os viseenses”. “Estes investimentos beneficiam praticamente todas as freguesias do nosso concelho e demonstram bem o empenho do Executivo no reforço da coesão em todo o território”, acrescentou.