Geral

12 de 09 de 2022, 10:01

Diário

Ciclone Danielle chega com alerta amarelo para a região de Viseu

Para prevenção de acidentes, é pedida à população especial atenção a estruturas que se possam soltar com o vento e à possibilidade de quedas de árvores

chuva mau tempo

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

O distrito de Viseu pode contar com chuva e trovoada nos próximos dias. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a região sob aviso amarelo a partir das 15h00 desta segunda-feira.

Em causa estão previsões de precipitação, por vezes forte, que pode vir a ser acompanhada de rajadas também fortes e trovoadas frequentes e dispersas. Isto acontece na altura em que chega ao país o ciclone Danielle.

O alerta relativo à trovoada está ativo só hoje, terminando às 21h00, enquanto o aviso de chuva forte acaba às 9h00 de quarta-feira (dia 14).

Para esta segunda-feira, estão previstos 23 graus de temperatura máxima em Viseu e mínimas de 16º. No distrito, Tabuaço vai ter 28º.

Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal, Cinfães, Nelas, Resende e São João da Pesqueira terão 27º, enquanto Mangualde, Mortágua, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Tarouca e Vouzela chegam aos 26º.

Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tondela ficam com 25º, Castro Daire, Penedono, Sátão e Sernancelhe com 24º e Vila Nova de Paiva com 22º.

Na terça-feira (dia 13) as temperaturas descem, sendo que os meteorologistas apontam para 19º em Viseu. Termómetros que se mantêm na quarta-feira (dia 14).

Na quinta-feira (dia 15) em Viseu, são esperados 20º. E, na sexta-feira (dia 16), o IPMA aponta para 25º na cidade de Viriato.

Para o fim de semana, o tempo melhora com previsões de céu pouco nublado. Viseu terá 25º no sábado (dia 17) e 26º no domingo (dia 18).

Todos os distritos de Portugal continental e os grupos Ocidental e Central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.

Na origem da emissão destes avisos estão, segundo o IPMA, “as linhas de instabilidade” associadas ao ciclone extratropical Danielle, que vão originar precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste, evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira.

No domingo (dia 11), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população para a mudança gradual das condições meteorológicas, com chuva intensa e vento forte.

As autoridades esperam “precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada” e a possibilidade de acumulação de água significativa “em curtos períodos e rajadas de origem convectiva, em especial nas regiões do Norte, Centro e entre os distritos de Lisboa e Setúbal”.

A Proteção Civil avisa que “deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido”.

Para prevenção de acidentes, é pedida à população especial atenção a estruturas que se possam soltar com o vento, à possibilidade de quedas de árvores e cuidado na circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

A Proteção Civil pede ainda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adoção de uma condução defensiva nas estradas devido à formação de lençóis de água e à “possível acumulação de neve” nalgumas zonas.