Geral

09 de 11 de 2023, 10:54

Diário

Crianças de Mangualde aprendem na escola como usar a inteligência artificial

Alunos do terceiro ano aprenderam como usar o ChatGPT para explorar países da Europa e procurar informação. Iniciativa partiu da Academia STEM Mangualde

inteligência artificial crianças créditos Academia STEM Mangualde

Os alunos da Academia STEM Mangualde aprenderam como usar a inteligência artificial para explorar países da Europa. A atividade tem sido realizada junto de crianças do terceiro ano do ensino básico, no âmbito do projeto dinamizado pela Câmara e pelo Agrupamento de Escolas local.

Os estudantes aprenderam a explorar imagens de satélite, através do Google Earth, para conseguir identificar e localizar países europeus e a pesquisar e selecionar informação recorrendo ao ChatGPT. De acordo com a Academia STEM, os alunos perceberam as potencialidades e utilidade da inteligência artificial e usaram-na “com destreza e entusiasmo”.

Também nesta atividade, as crianças foram desafiadas a resolver problemas matemáticos, relacionados com situações reais, nomeadamente a fuga de famílias da guerra na Ucrânia, novamente recorrendo ao Google Earth.

“Esta ferramenta é diversas vezes utilizada nas atividades STEM que a Academia desenvolve. É notória a facilidade de utilização do Google Earth por parte dos alunos, sendo interessante observar o modo como estes produzem conteúdos de forma autónoma”, referem os dinamizadores do projeto.

Os alunos, que trabalharam em grupo, também realizaram atividades direcionadas para a orientação espacial, que é a capacidade de se colocarem e orientarem em relação ao espaço, consolidando os conhecimentos com recurso aos robôs Blue-Bots, programáveis para o ensino.

A Academia STEM Mangualde tem como missão promover o sucesso, a inclusão e a qualidade da aprendizagem dos alunos, partindo de contextos locais e convocando conhecimentos, capacidades, atitudes e valores das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).