Geral

11 de 06 de 2024, 10:30

Diário

Debate sobre o papel das artes e da cultura na região de Viseu este sábado no Conservatório de Música

Debate, marcado para as 14h30, reúne os diretores do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, e do Conservatório de Música, José Carlos Sousa, além do presidente da Associação de Desenvolvimento Local (ADICES) e da Federação Minha Terra e ex-dirigente da ACERT, Miguel Torres

Fotógrafo: Carlos Fernandes

O papel das artes e da cultura para o futuro da região é o mote para mais um debate promovido pela Proviseu. Com o tema “Viseu, Artes e Cultura, eixo central para uma estratégia de desenvolvimento”, a iniciativa realiza-se no auditório do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão este sábado (15 de junho), naquela que será a última sessão da iniciativa “Largo da Sé".

O debate, marcado para as 14h30, reúne os diretores do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, e do Conservatório de Música, José Carlos Sousa, além do presidente da Associação de Desenvolvimento Local (ADICES) e da Federação Minha Terra e ex-dirigente da ACERT, Miguel Torres.

“Entendemos que as artes e a cultura estão ao nosso dispor para usufruto imediato e constituem elementos de construção individual, enquanto cidadãos mais sensíveis, mais tolerantes, mais criativos e mais conscientes do nosso papel enquanto construtores de comunidades cooperantes e progressivas. As artes e a cultura fazem de nós uma comunidade mais coesa”, explica a associação Proviseu, que organiza a iniciativa.

A instituição frisa que a cultura não deve ser só uma “preocupação apenas dos seus agentes diretos”, mas também de toda a comunidade de Viseu. Além do formato presencial, a sessão também vai transmitir online via Zoom.

A organização também propõe aos cidadãos de Viseu que deixem ideias, sugestões e comentários no site da Proviseu.

O “Largo da Sé” abrangeu sessões públicas dinamizadas por personalidades de Viseu e dedicadas a temas como a inclusão, a atratividade e o património.