Geral

03 de 04 de 2024, 17:00

Diário

Documentário assinala Dia Internacional das Pessoas Ciganas em Viseu

Carmo’81 recebe sessão comemorativa com apresentação de livros e exibição de documentário. Data pretende celebrar a unidade e diversidade da comunidade cigana

dia do cigano créditos olho vivo viseu facebook

Fotógrafo: Associação Olho Vivo - núcleo de Viseu

O Carmo’81, em Viseu, recebe neste sábado (6 de abril) às 17h00 uma sessão comemorativa do Dia Internacional das Pessoas Ciganas numa organização do núcleo local da associação Olho Vivo.

Nessa sessão serão divulgados os livros “Conhece-me antes de me odiares - História e Cultura Cigana” e “A História do Ciganinho Chico”, assinados por Bruno Gonçalves, mentor do projeto Opré Chavalé – que incentiva o acesso das comunidades ciganas ao ensino superior – e formador do Conselho da Europa na área da mediação intercultural.

As obras serão apresentadas por Vânia Cardoso Lourenço, licenciada em Direito, e Verónica C. Lourenço, estudante de Relações Internacionais na Universidade de Coimbra. Também será exibido o documentário “História e Cultura Cigana”. A entrada é livre.

O Dia Internacional das Pessoas Ciganas comemora-se a 8 de abril por ter sido neste dia que, em 1971, que se realizou o primeiro Congresso Mundial Cigano na Inglaterra.

A data pretende celebrar a unidade e diversidade dos ciganos e ciganas de todo o mundo e as contribuições desta etnia para a cultura universal e para a cultura e história de cada povo e país.