Geral

26 de 06 de 2024, 13:05

Diário

Escola de Mangualde com centro tecnológico especializado

Infraestrutura está a ser instalada na Escola Secundária Felismina Alcântara e vai ser visitada pelo secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa esta quinta-feira

foto comunicado centro tecnológico especializado mangualde

Fotógrafo: Câmara de Mangualde

O Agrupamento de Escolas de Mangualde vai ter um centro tecnológico especializado dedicado à tecnologia. A infraestrutura está a ser instalada na Escola Secundária Felismina Alcântara e vai ser visitada pelo secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha.

A visita ao investimento de cerca de 600 mil euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, acontece esta quinta-feira (27 de junho) às 10h45.

O centro vai estar equipado com simulações virtuais e com salas de simulação de fábrica e de empresa e irá abordar temáticas como a produção multimédia, a robótica, a internet das coisas e a realidade virtual.

O objetivo passa por elevar o ensino profissional em Mangualde, de forma a captar e formar jovens aptos a integrar o mercado de trabalho.

A iniciativa insere-se nas quartas Jornadas da Academia STEM de Mangualde, que irão decorrer até sexta-feira no concelho e também na Universidade de Aveiro. A sessão de abertura está marcada para as 09h30 de amanhã, seguindo-se um balanço dos seis anos de atividade da Academia STEM, cujo trabalho tem sido distinguido a nível europeu.

Outro dos pontos altos destas jornadas está marcado para as 10h00, altura em que serão assinados acordos de colaboração com empresas da região, aumentando para 20 o número de parceiros com os quais poderão ser realizadas atividades relacionadas com ciências, engenharias e matemática em contexto curricular.

A Academia STEM de Mangualde, a primeira do país a receber o selo “STEM School Label Expert”, realiza atividades práticas com recurso a tecnologia. Este modelo de ensino tem como parceiros outras instituições de ensino, tal como a Universidade Católica Portuguesa, e o envolvimento de empresas locais.