Geral

20 de 02 de 2024, 17:30

Diário

Ex-comandante homenageado após saída dos Bombeiros de Cabanas de Viriato

Tributo a Fernando Campos, que saiu do comando da corporação no final do ano passado, juntou mais de 150 pessoas. Ex-comandante recebeu louvor do comandante nacional de Emergência e Proteção Civil

ex comandante bombeiros cabanas de viriato com paulo catalino créditos câmara de carregal do sal

O ex-comandante dos Bombeiros de Cabanas de Viriato, Fernando Campos, foi recentemente homenageado num jantar que juntou mais de 150 pessoas. O antigo responsável foi responsável pela corporação entre 2006 e 2023, tendo abandonado o comando no final do ano passado por imperativos legais relativos à idade (limite máximo de 65 anos).

O jantar realizou-se na sala multiusos do Mercado D’Ideias em Carregal do Sal e, segundo relata a Câmara de Carregal do Sal, juntou família, amigos e representantes da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, da Proteção Civil e de corpos de bombeiros da região Centro.

Em jeito de homenagem, reconheceram a entrega do homem que se manteve à frente do corpo de Bombeiros de Cabanas de Viriato durante vários anos, estando agora no Quadro de Honra.

Fernando Campos “exerceu de forma abnegada, com resiliência, a missão que assumiu e desempenhou com inabalável profissionalismo, humildade, motivação e espírito de entrega, uma postura que atesta a dedicação a tão nobre causa que é servir a comunidade”, realçou o executivo camarário de Carregal que também esteve presente no jantar.

O ex-comandante usou da palavra para agradecer a homenagem e, no seu discurso, destacou três pessoas que o marcaram enquanto bombeiro: Júlio Sousa, por ser a pessoa que o levou para as funções de comandante; César Fonseca, comandante distrital à data da sua entrada para o comando do corpo de bombeiros e Rita Diz, arquiteta responsável pelo projeto do atual quartel dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.

No jantar, também falaram um representante da família, amigos e representantes de entidades, entre as quais o presidente da Câmara, Paulo Catalino, que enalteceu a “dedicação, disponibilidade e prontidão” de Fernando Campos.

A iniciativa culminou com a entrega de lembranças ao homenageado e a entrega de um louvor atribuído pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

Fernando Campos ingressou nos Bombeiros de Cabanas de Viriato em 10 de março de 1971 com o posto de aspirante, tendo passado pelas categorias de 3.ª, 2.ª e 1.ª até 1985, data em que assumiu as funções de comandante pela primeira vez. Regressou em 1999 para o cargo de adjunto de comando. A 1 de junho de 2006, assumiu o comando do corpo ativo.