Geral

26 de 04 de 2024, 15:51

Diário

Maria de Belém em Viseu para homenagear Almeida Santos no Instituto Piaget

Antigo presidente da Assembleia da República vai ser homenageado no Instituto Piaget de Viseu no próximo dia 3 de maio. Cerimónia contará com a presença da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, e da filha de Almeida Santos, Maria Antónia de Almeida Santos

campus piaget viseu créditos instituto piaget

O ex-presidente da Assembleia da República, António Almeida Santos, vai ser homenageado no Instituto Piaget de Viseu no próximo dia 3 de maio. A homenagem arranca às 15h00 e contará com a presença da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, e da filha de Almeida Santos, Maria Antónia de Almeida Santos.

O Instituto Piaget também vai inaugurar um auditório em honra do histórico militante do PS, falecido em 2016. O programa inclui três palestras. A primeira, “António de Almeida Santos no espaço da língua portuguesa”, junta o presidente da Câmara de Seia, António Luciano Ribeiro, e o membro da Academia de Letras e Artes Lusófonos e da Academia de Ciências de Lisboa, Fernando Paulo Baptista.

A segunda palestra, “António de Almeida Santos ao serviço de Portugal”, será dada por Maria de Belém Roseira. E a terceira, “António de Almeida Santos e o Instituto Piaget”, terá a presença de Maria Antónia de Almeida Santos, Fernando Ruas (presidente da Câmara de Viseu) e António Oliveira Cruz (presidente do Instituto Piaget).

O Instituto Piaget descreve Almeida Santos como uma personalidade “fundamental da história recente de Portugal” e uma figura “sempre próxima” da própria instituição de ensino superior.

Com uma extensa carreira como advogado, foi ministro após o 25 de Abril em vários governos, tendo desempenhado um papel relevante nas revisões constitucionais de 1982 e 1989. Em outubro de 1995, foi nomeado para o cargo de presidente da Assembleia da República. Faleceu a 18 de janeiro de 2016, aos 89 anos.

Ao longo da vida, escreveu vários livros, alguns dos quais editados pelo Instituto Piaget, entre os quais “A Globalização: Um Processo em Desenvolvimento”, “Uma Visão Integrada do Sistema de Ensino” e “A Difícil Construção do Estado nos Novos Países Africanos”, entre outros.