Geral

21 de 03 de 2024, 15:10

Diário

Exposição e simulacro para alunos de Mangualde saberem o que é a Proteção Civil

Comunidade escolar poderá assistir a diversas demonstrações de técnicas de suporte básico de vida, meios e técnicas de combate a incêndios, deteção de drogas e explosivos, busca e salvamento

agentes proteção civil mangualde créditos câmara

A Escola Básica Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde, recebe esta sexta-feira (22 de março) uma exposição de meios com viaturas e equipamentos utilizados pelos agentes da Proteção Civil local. A mostra decorre entre as 09h00 e as 13h00.

No mesmo dia, a comunidade escolar poderá assistir a diversas demonstrações de técnicas de suporte básico de vida, meios e técnicas de combate a incêndios, deteção de drogas e explosivos, busca, salvamento e controlo de trânsito.

No sábado (dia 23), a exposição vai ao centro da cidade, no Largo Dr. Couto e no Rossio. A GNR fará às 11h00 uma demonstração de explosivos e às 14h00 um exercício de deteção de droga. Já pelas 15h00, os Bombeiros Voluntários de Mangualde vão realizar um simulacro de acidente de viação com o envolvimento de todos os agentes locais da Proteção Civil.

Além do serviço municipal e das forças acima referidas, estes eventos contam com a colaboração dos Sapadores Florestais, das unidades locais de Proteção Civil, dos Escuteiros, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção de Viseu Dão Lafões.

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março), o serviço municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da autarquia de Mangualde têm realizado ações de sensibilização em lares de idosos, instituições de solidariedade social e escolas primárias.

As autoridades também têm alertado as populações no final das missas e na feira quinzenal de Mangualde.

O município de Mangualde destaca, desta forma, o trabalho da Proteção Civil numa série de ações que decorrem até sábado.