Geral

14 de 10 de 2022, 09:00

Diário

Feira da Maçã de Armamar: Todos os produtores do concelho representados no certame

Evento vai na 15ª edição. Estarão presentes 120 expositores

feira maçã armamar

Fotógrafo: D.R./Arquivo

A capital da Maçã de Montanha, Armamar, volta a receber a partir desta sexta-feira mais uma feira dedicada a este fruto, que é um dos principais impulsionadores da economia local. O evento, que vai na 15ª edição, decorre até domingo (dia 16), contando com 120 expositores.

Segundo a vereadora com os pelouros do Turismo e Cultura na autarquia, Cláudia Damião, estarão representados no certame todos os produtores de maçã do concelho.

“O evento começa a ser uma referência na nossa região, no nosso país e até, atrevia-me a dizer além fronteiras. Vamos estar em força com os nossos produtores, devidamente representados, alguns per si, outros em estruturas cooperativas e outros representados através da Associação de Fruticultores. De um modo ou de outro todos os fruticultores de Armamar vão estar representados no evento a vender a sua maçã”, garante.

Armamar produz anualmente 90 mil toneladas deste fruto. É o concelho onde mais se produz maçã no país. A aposta nesta fileira começou há 60 anos. No evento, em anos anteriores, têm-se vendido “25 a 30 mil quilos na feira”. “São esses números que esperamos este ano”, afirma a autarca.

A Feira da Maçã de Armamar regressa este ano aos moldes tradicionais. Em 2020 esteve suspensa devido à pandemia. O ano passado voltou a decorrer, mas com uma série de restrições impostas pelas autoridades de saúde.

“Organizamos este evento porque ele tem ajudado a atrair notoriedade para o concelho e para a maçã, que tem uma expressão muito grande na economia local. A nossa localização geográfica privilegiada confere à maçã características únicas, que permitem que o fruto seja mais suculento, que tenha maior teor de açúcar e aquela crocância”, explica Cláudia Damião.

Este ano o certame contará com 120 expositores, entre produtores de maçã, e representantes de vários setores ligados à fileira, desde os agroquímicos, passando pelo embalamento, conservação e alfaias agrícolas. No recinto do evento também não faltarão stands ligados ao artesanato, vinhos e restauração.

O programa de animação inclui vários momentos de animação. O destaque vai para os concertos da Banda do Exército, Cuca Roseta, Jorge Guerreiro e Rúben Aguiar.

No último dia da iniciativa, no domingo, acontece a segunda edição da caminhada e trail Rota da Maçã de Montanha, que a organização espera que seja “mais uma vez que seja um sucesso”. Estão inscritos mais de 350 participantes, mais uma centena do que na primeira edição.

A Feira da Maçã é uma organização da Câmara Municipal de Armamar e da Associação de Fruticultores local. O certame abre às 10h00 da manhã.