Geral

14 de 09 de 2022, 11:21

Diário

Maçã e vinho em mais uma edição da Expodemo que arranca esta quinta-feira

Pedro Abrunhosa é o principal cabeça de cartaz da programação deste evento que se realiza em Moimenta da Beira

expodemo

Fotógrafo: D.R./Câmara de Moimenta da Beira

Começa esta quinta-feira (15 de setembro) a 11.ª edição da Expodemo, a festa que promove a maçã e outras atividades económicas de Moimenta da Beira.

O certame, que decorre até domingo (dia 18), envolve mais de 130 expositores que irão promover os seus produtos. Só no setor do vinho, irão estar representadas 50 marcas das regiões de Távora-Varosa, Douro e Dão.

A feira terá também mais um dia de realização, passando de três para quatro, no centro da vila e contará com várias atividades que incluem também música, teatro, dança, poesia, livros e gastronomia. O certame vai abrir as portas às 18h30 de amanhã.

O cartaz cultural inclui mais de 150 artistas e 30 espetáculos. Um dos destaques vai para o concerto de Pedro Abrunhosa às 22h30 de sexta-feira (dia 16). A inauguração oficial está agendada para as 18h30 com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na noite de sábado (dia 17), o grupo francês Compagnie des Quidams apresenta o espetáculo de teatro de rua “Fiers à Cheval” pelas 21h30.

Em ambos os dias, a noite será também preenchida com os “Apple Party” com o DJ Pedro Costa e o Guitos Live Percussion na madrugada de sexta para sábado e com Karetus, Piratas e DJ Verylight na noite de sábado para domingo, à meia-noite.

A agenda cultural inclui ainda atuações de Iurie Chifrosin Trio, Orquestra CemNotas com a participação de Fábio Augusto e Supernova, além do “Apple Dance” com Dança Criativa e Dezpassitos.

O Expodemo inclui também momentos como provas de maçãs e de vinho e um espaço de venda de produtos vindos de Espanha, além de conversas com especialistas ligadas ao vinho como Dirk Niepoort, Álvaro de Castro e João Roseira na sexta e uma prova comentada de espumantes com Agostinho Peixoto no sábado.

O Pavilhão das Letras traz debates, tertúlias, sessões de poesia e música erudita, com várias apresentações de livros. No centro de Moimenta da Beira, os visitantes do Expodemo poderão também encontrar estátuas vivas e arte de rua, bem como tasquinhas, espaços infantis, gastronomia e atividades desportivas.

O Expodemo contará também com um país convidado, a Ucrânia, que será representada pelo Consulado no Porto e por uma exposição de fotografias que estará patente no átrio dos Paços do Concelho. O evento terá entrada gratuita.