Geral

01 de 06 de 2023, 10:49

Diário

Freguesias de Tondela com atendimento social uma vez por mês

O serviço passa a ser prestado a partir de 6 de junho nas 19 freguesias do concelho. O objetivo é alcançar um maior número de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social

câmara de tondela paços do concelho

Fotógrafo: Câmara de Tondela

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Câmara de Tondela vai ser descentralizado nas freguesias do concelho. O serviço vai ser feito uma vez por mês nas diferentes localidades com o pretexto de estar mais próximo da população, anunciou a autarquia.

O SAAS serve pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social, além dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção. O atendimento é assegurado por técnicos da cooperativa Vários, com quem a autarquia protocolou a prestação do serviço.

A equipa Metas é constituída por profissionais das áreas de Serviço Social, Educação Social, Psicologia e Ação Direta que, explica a Câmara, asseguram o atendimento, informação e orientação dos utentes, encaminham os casos, garantem a prevenção e resolução de problemas sociais dos cidadãos e famílias e avaliam situações de emergência social e carência económica.

O serviço passa a ser prestado a partir de 6 de junho nas 19 freguesias do concelho. O objetivo é “alcançar um maior número de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, assim como de chegar a mais situações de emergência social”, refere a autarquia de Tondela.

No dia 6 de junho, o atendimento descentralizado vai decorrer durante a manhã na União de Freguesias S. João do Monte e Mosteirinho e à tarde em Santiago de Besteiros. No dia 7, o atendimento decorre em Canas de Santa Maria no período da manhã e em Lobão da Beira à tarde.

A 13 de junho, a equipa Metas vai estar em Ferreirós do Dão e Tonda. No dia 14 passará pela União de Freguesias de Caparrosa e Silvares e pela freguesia de Guardão. A 15 de junho o atendimento será efetuado na União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha e em Dardavaz.

Na semana seguinte, a 20 de junho, os técnicos estarão na União de Freguesias de São Miguel de Outeiro e Sabugosa e em Parada de Gonta. Seguem-se Campo de Besteiros, Castelões e Molelos no dia 21.

No dia 27 de junho o serviço está na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo. Lajeosa do Dão acolhe os técnicos a 28 de junho e a União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas no dia 29.

O SAAS passou a ser responsabilidade da Câmara de Tondela em abril, na sequência da descentralização de competências do Estado central.