Geral

19 de 05 de 2023, 17:32

Diário

Câmara de Moimenta da Beira lança “projeto inovador” para trabalhadores das IPSS

A Câmara de Moimenta da Beira vai organizar o programa "Harmoniza-te", em parceria com as IPSS do concelho. Programa inclui sessões motivacionais e de relaxamento e visa combater o impacto da Covid-19 nos funcionários

Foto genérica de idosos em lar de terceira idade, lares

Fotógrafo: Igor ferreira

A Câmara de Moimenta da Beira anunciou o lançamento de um novo projeto que visa combater o impacto que a pandemia provocou nos funcionários das instituições de solidariedade social do concelho.

O projeto “Harmoniza-te” será realizado em parceria com as IPSS do município e será “uma resposta excecional que envolve uma panóplia de atividades de promoção e valorização do bem-estar físico, mental e social, e da autoestima dos profissionais do setor”, explica a autarquia.

Algumas das iniciativas deste projeto começam na próxima segunda-feira (22 de maio) como as sessões motivacionais e de relaxamento e também a redução do valor das taxas pagas nos equipamentos desportivos e similares.

O autarca Paulo Figueiredo garante que o “Harmoniza-te” quer “ajudar muito” na promoção do bem-estar junto dos funcionários que estiveram nas instituições durante a altura mais crítica da Covid-19.

"Constatamos uma nova realidade e vamos já começar a combatê-la. Na verdade, a pandemia de Covid-19 obrigou as IPSS´s a trabalhos e preocupações novas, e durante cerca de 3 anos exigiu um esforço e um desgaste, por vezes extenuante, levando os seus colaboradores, em muitos casos, ao limite das suas capacidades físicas e psicológicas. A resposta que criamos com o projeto 'Humaniza-te' vai ajudar muito", diz o presidente da Câmara.

O responsável reconhece o papel que as IPSS tiveram ao longo dos últimos anos e a preocupação com a terceira idade e realça que é necessário olhar e cuidar de quem cuida dos seniores.

“Um serviço de qualidade nestas instituições depende e muito da competência, satisfação e motivação dos seus colaboradores. O desgaste resultante desta profissão (desgaste físico, horários exigentes e responsabilidades acrescidas), para além de estar a 'pesar' nos colaboradores, está também a dificultar a contratação de novos colaboradores, pelas adversidades já elencadas”, explica o autarca.