Geral

20 de 05 de 2024, 10:02

Diário

GNR de Viseu realiza operação “Bom Caminho” para apoiar peregrinos de Santiago

Operação envolve militares da GNR de Viseu. Guarda vai acompanhar peregrinos de caminhos de Santiago espalhados pelo país

Fotógrafo: JC

A GNR realiza a partir desta segunda-feira (20 de maio) e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2024” que visa promover o patrulhamento de visibilidade na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela, em Espanha.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) explica que a operação visa a proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela e que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior.

Durante a operação "Bom Caminho 2024", a GNR vai realizar um conjunto de atividades operacionais que “contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”.

A GNR adianta que vai reforçar a sua presença “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização”.

No comunicado, a Guarda recomenda aos peregrinos que preparem o percurso antecipadamente, que evitem desviar-se, que caminhem apenas durante o dia, usem roupas claras e material retrorrefletor, mantenham o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família e, caso circulem de bicicleta, usem equipamentos de proteção individual e iluminação.

Recomenda igualmente que no trajeto os peregrinos circulem pelos passeios ou na ausência pelas bermas, que em grupo, caminhem em fila única, a não utilizar auscultadores durante o caminho e evitar o transporte de grandes quantidades de dinheiro.

A GNR refere que esta operação será feita através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu e que, nos períodos de maior afluência de peregrinos, contará com colaboração da Guardia Civil.