Geral

25 de 11 de 2021, 12:51

Diário

Grupo Visabeira compra EIP Serviços. Negócio tem 'luz verde' da Autoridade da Concorrência

Aquisição será feita através da empresa Visapower. Negócio envolve operações em Angola

Visabeira

A Autoridade da Concorrência (AdC) adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração resultante da compra pelo Grupo Visabeira - sediado em Viseu -, através da subsidiária Visapower, do controlo exclusivo da EIP Serviços, segundo aviso publicado pelo regulador.

A decisão do conselho de administração da AdC, de não oposição à operação de concentração, foi tomada na segunda-feira (22 de novembro) e justificada por a compra não ser suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados.

O comprador, o Grupo Visabeira, é uma holding, que agrega as sub-holdings Visabeira Global (que engloba empresas nos setores das telecomunicações, energia, tecnologia e construção), Visabeira Indústria (que integra empresas nos setores da cerâmica e cristalaria, cozinhas, biocombustíveis, energia térmica e recursos naturais) e Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços (que engloba empresas nos setores da hotelaria, restauração e lazer).

A empresa adquirida, a EIP Serviços, integra um conjunto de unidades de negócio destacadas do património da EIP - Eletricidade Industrial Portuguesa, através de uma operação de cisão-fusão, que constituem direções de negócio e direções de suporte e sucursais, incluindo a direção Angola, que se dedica a construção e manutenção de linhas de transporte de energia em Angola e atividade de construção e manutenção de subestações e sistemas em Angola.

Em 2020, o Grupo Visabeira registou um volume de negócios de 960 milhões de euros, sendo que os mercados internacionais foram responsáveis por 74,5 por cento da faturação. Emprega hoje um total de 12.479 trabalhadores, estando presente em 16 países.