Geral

26 de 05 de 2022, 13:50

Diário

Hospital de Viseu deve milhões em água à Câmara de Viseu

Dívida diz respeito a “um período de tempo” antigo e que já tinha sido reportado à tutela pelo anterior presidente da autarquia

hospital de viseu generico 44

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu tem uma dívida antiga de milhões de euros à Câmara de Viseu. Em causa a falta de pagamento da fatura da água. O montante em falta diz respeito a “um período de tempo” antigo e que já foi “reconhecido” mas não foi pago.

“Esta dívida já foi colocada pelo meu antecessor à senhora ministra, ela está reconhecida. A dívida foi calculada durante anos e só está a ser regularizada a parte do consumo atual. Não sei se há alguma dificuldade no pagamento, mas eu só trouxe este assunto para mostrar a discrepância e a desigualdade de tratamentos, a forma como a Câmara se disponibiliza, nomeadamente na isenção de taxas, e depois quando temos necessidade do contributo da Administração Central, mesmo com as coisas reconhecidas, não cumprem”, disse Fernando Ruas que levou o assunto esta quinta-feira à reunião do executivo para mostrar a “diferença de tratamentos”.

“Isto é uma situação de perfeita injustiça. A Câmara reduz os impostos em 90 por cento ao hospital, se a Câmara precisar de alguma coisa da Administração Central paga os respetivos impostos. Para além de não pagarem as dívidas que tem connosco e que estão assumidas”, disse.
O autarca referiu-se à inserção de taxas para a instalação de radioterapia que a tutela já pediu, contrapondo com a falta de pagamento do dinheiro que a autarquia gastou com a pandemia da Covid-19 e que, segundo Fernando Ruas, "ainda só foram pagos 400 mil euros" de mais de dois milhões gastos.

Sobre a dívida da água, O Jornal do Centro pediu esclarecimentos ao hospital de Viseu, mas aguarda resposta.