Geral

20 de 08 de 2021, 12:47

Diário

Idosos de Cinfães, Castro Daire e Sernancelhe vão receber aparelhos com 'botão SOS'

Autarquias assinaram protocolos com a GNR

equipamento sos gnr

As autarquias de Cinfães, Castro Daire e Sernancelhe aderiram ao projeto da GNR que visa oferecer aparelhos de socorro e teleassistência às pessoas mais idosas e vulneráveis da região.

Os idosos destes três concelhos vão poder receber equipamentos que permitem acionar um "botão" SOS 24 horas por dia e contactar com a sala de situação da GNR de Viseu num espaço de mais de três segundos. Este dispositivo poderá ser utilizado em qualquer lugar e em situações de segurança, socorro, doença e ajuda social.

Em Sernancelhe, sete idosos vão receber o aparelho numa primeira fase. Já a autarquia de Cinfães assumirá o custo de dez euros mensais com cada um dos dispositivos que irá atribuir aos utilizadores do sistema eGuard e já identificou os primeiros munícipes que vão receber o equipamento.

Já a Câmara de Castro Daire assinou o protocolo com a GNR na passada terça-feira (17 de agosto).

Os aparelhos foram desenvolvidos pela ADSI – Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e Conhecimento, com sede na Guarda.

Ao todo, a GNR vai dar aparelhos de socorro a idosos vulneráveis que vivam sozinhos ou isolados em 13 concelhos da região de Viseu.