Geral

08 de 09 de 2023, 11:00

Diário

Idosos de Tondela sentem-se seguros com botão de SOS

Nenhum idoso ativou o botão, mas a Câmara de Tondela traça um “balanço positivo” do sistema de teleassistência eGuard

teleassistência gnr tondela

Fotógrafo: Câmara de Tondela

A Câmara de Tondela traça um “balanço positivo” do sistema de teleassistência eGuard, que está a ser implementado no concelho há mais de um ano.Nenhum idoso ativou o botão de SOS, mas a Câmara de Tondela traça um “balanço positivo” deste sistema.

O projeto-piloto está a ser executado graças a um protocolo de colaboração estabelecido entre a autarquia, que é a entidade financiadora e coordenadora do programa, e a GNR, responsável por monitorizar os utilizadores do sistema.

Os dispositivos de teleassistência são usados atualmente por idosos oriundos das Uniões de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, São João do Monte e Mosteirinho, Mouraz e Vila Nova da Rainha, e também das freguesias de Tonda e Dardavaz. Os seniores que contam com este apoio têm idades entre os 71 e os 84 anos.

Os seniores receberam um dispositivo eletrónico que lhes permite, em permanência, alertar os meios de socorro sempre que necessário, podendo ativar o botão de SOS em várias emergências como doença súbita, indisposição, burla, furto e situações de perigo ou desorientações, entre outras.

Segundo a Câmara de Tondela, os utentes entendem que esta é “uma fonte de segurança e tranquilidade”, dando-lhes autonomia e normalidade em sua casa.

No final de agosto, foram realizadas visitas domiciliárias aos beneficiários por parte do serviço de ação social do município e de agentes da Secção de Policiamento Comunitário da GNR “Idosos em Segurança”. Uma dessas deslocações foi acompanhada pela vereadora da Ação Social, Vera Machado.

“Este é um projeto que reforça os mecanismos instrumentais de proteção social aos idosos, em particular, por teleassistência. É uma solução moderna, cómoda, segura e eficiente que aumenta a qualidade de vida e os níveis de segurança e proteção dos seus utilizadores, minimizando ao mesmo tempo os efeitos negativos do isolamento e solidão”, afirma. A Câmara de Tondela equaciona alargar o eGuard a mais habitantes.