Geral

30 de 01 de 2023, 17:16

Diário

Monumento Nacional de Armamar restaurado ao fim de 70 anos

Igreja de São Miguel de Armamar vai ser reinaugurada no próximo dia 12 de fevereiro. Intervenção no único monumento nacional do concelho custou milhares de euros

obras igreja são miguel armamar

Fotógrafo: Câmara de Armamar

A Igreja de São Miguel de Armamar vai ser reinaugurada no próximo dia 12 de fevereiro numa missa presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto. A capela que é o único monumento nacional do concelho tem passado por obras de reabilitação e restauro que custaram mais de 377 mil euros com o apoio dos fundos comunitários.

Os trabalhos começaram em fevereiro de 2022, o ano em que se assinalou o centenário da classificação da igreja como monumento nacional. As obras demoraram cerca de um ano e consistiram “na reabilitação das coberturas, alvenarias e pavimentos, assim como no restauro de pinturas murais e elementos de arte sacra”, frisa o município de Armamar.

Nesta obra foram ainda restaurados os sinos e o relógio e instalados novos sistemas de iluminação e de som, assim como alarmes.

Na véspera da reabertura, no dia 11, está marcada para as 17h00 uma sessão evocativa dos 100 anos da classificação onde serão apresentados os resultados da intervenção. O bispo de Lamego irá presidir no dia seguinte à missa que marca a reabertura da igreja, às 15h30.

A igreja terá sido construída com pedras do demolido Castelo de Armamar, antes da fundação do Mosteiro de Salzedas, entre finais do século XII e inícios do século XIII. A última intervenção ocorreu nos anos 50 do século passado.