Geral

01 de 04 de 2024, 14:42

Diário

Igreja de Silgueiros, em Viseu, alvo de tentativa de roubo a cofre

Tentativa de furto aconteceu esta noite. Junta de Freguesia “lamenta e repudia” situação e pede mais presença das autoridades. GNR já está a investigar

igreja silgueiros viseu

A Igreja de Silgueiros, no concelho de Viseu, terá sido alvo de uma tentativa de furto a um cofre de esmolas. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (1 de abril) e, apesar o furto não se ter concretizado, causou vários danos no templo.

Para aceder ao interior da igreja “foram danificadas fechaduras, portas e paredes”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros, Rui Mendes, que disse ainda “repudiar qualquer roubo, destruição de património ou qualquer ato contra qualquer que seja a instituição em causa”.

“É lamentável um ato destes e numa época destas. Houve uma tentativa de furto a um cofre, sem efeito, mas acabaram a destruir paredes e portas e criaram vários gastos à Igreja”, frisou.

O autarca espera agora que as autoridades consigam encontrar os responsáveis, mostrando-se disponível para “ajudar dentro do que for possível”, e afirma que vai continuar a trabalhar para que a GNR reforce a presença na freguesia.

“É uma coisa que tenho feito [solicitar a presença das autoridades] e tem-se visto a GNR mais vezes em Silgueiros. As pessoas não podem passar impunes, não podem pensar que vivem noutro mundo e têm que perceber que há regras. Vou continuar a fazer o meu trabalho porque me interessa manter a segurança em Silgueiros”, destacou.

Rui Mendes não esconde que “o ideal era ter um posto da GNR em Silgueiros”, uma vontade que admite “não ser fácil”. “Poderá ser uma luta que posso vir a ter. Compreendo que nem sempre é possível, mas seria o ideal. E quem fala em Silgueiros, fala em outras freguesias”.

O presidente da junta afirma que “não há registo de episódios deste género”, apesar de reconhecer que há problemas que têm que ser resolvidos. “Tivemos alguns problemas relacionados com droga, mas vamos continuar a trabalhar para que estas situações não aconteçam. Temos que resolver os problemas que existem, Silgueiros tem que ser uma vila segura para quem lá vive, para os idosos, para os menos idosos e para as crianças”, disse.

Fonte da GNR confirmou a tentativa de furto "a uma caixa de ofertório" e que "estão a ser feitas diligências", a fim de encontrar os possíveis autores.