Geral

01 de 07 de 2024, 12:33

Diário

IP3 com constrangimentos a partir desta segunda-feira devido a obras

Constrangimento é motivado pelos trabalhos de substituição do viaduto ferroviário da Linha da Beira Alta e pelas obras na ponte de Santa Comba Dão

O IP3 tem o trânsito condicionado a partir desta segunda-feira (1 de julho) na zona de Santa Comba Dão. O constrangimento é motivado sobretudo pela realização dos trabalhos de substituição do viaduto ferroviário da Linha da Beira Alta.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a circulação será desviada por Carregal do Sal e Mortágua. O trânsito “será desviado para o IC12 [Itinerário Complementar 12] e ER230 [Estrada Regional 230] entre os quilómetros 82 e 101 do IP3, entre as 08h00 do dia 1 de julho e as 18h00 do dia 4 de julho”, acrescenta a empresa gestora da rede rodoviária.

O trânsito no sentido Coimbra-Viseu será desviado na saída para o IC12, até Carregal do Sal e, depois, pela ER 230 até Tondela, onde é possível entrar novamente no IP3 em direção a Viseu.

“Esta intervenção tem como objetivo a substituição do viaduto ferroviário existente por uma nova estrutura com a dimensão adequada a permitir a duplicação e requalificação do IP3, entre o Nó da Lagoa Azul e o Nó de Ligação a Viseu”, adianta a IP.

Já por causa dos trabalhos de pavimentação na ponte de Santa Comba Dão, será cortado o trânsito entre os nós do Vimieiro e de Santa Comba Dão na terça-feira (dia 2) entre as 14h00 e as 18h00. Já no sentido inverso, o corte acontece esta quarta-feira (dia 3) entre as 08h00 e as 13h00. O trânsito será desviado por Mortágua.

“Após a reabertura ao trânsito, serão respostas as condições iniciais de circulação no IP3, sendo removida toda a sinalização temporária, bem como eliminada a supressão da via da esquerda em ambos os sentidos, passando a circulação rodoviária neste troço do IP3 a realizar-se em regime normal”, informa a IP.

A empresa apela à “compreensão pelos incómodos e inconvenientes que estas situações possam provocar”, indicando que “os trabalhos e respetivos desvios estarão devidamente sinalizados em toda a sua extensão”.