Geral

01 de 01 de 2022, 09:00

Diário

Tabuaço entre o Monopólio e o Trivial e com a ajuda de estrela de futsal

É um jogo que contém perguntas sobre a cultura e a história da vila e onde podem ser compradas freguesias, lugares e museus e que é patrocinado pelo jogador de futsal Fábio Cecílio

jogo tabuaço

Fotógrafo: D.R.

Uma jovem natural de Tabuaço criou um novo jogo de tabuleiro dedicado à história deste concelho do norte do distrito de Viseu.

“Tabuaço – O Jogo” é um jogo que contém perguntas sobre a cultura e a história da vila e onde podem ser compradas freguesias, lugares e museus e que é patrocinado pelo jogador de futsal Fábio Cecílio, campeão nacional e mundial da modalidade.

A ideia original pertence à sócia da empresa de informática e design Tabdima, Cláudia Fonseca, que revela que o jogo surgiu “no início da pandemia, quando estávamos fechados em casa sem saber o que fazer”.

“Pegámos no jogo do Monopólio e substituímos tudo o que tinha lá por Tabuaço. Na altura, o Fábio partilhou nas redes sociais só pela partilha e as pessoas começaram a perguntar onde podiam adquirir o jogo. Portanto, decidimos torná-lo real para partilhar com as pessoas”, afirma a empresária de 27 anos.

O jogo contém ainda serviços públicos e deveres cívicos, bem como cartas do trevo que dão sorte ou azar.

“As pessoas respondem às perguntas e têm consequências. O primeiro que for à falência refaz o jogo e vence quem fica mais rico”, diz Cláudia Fonseca acrescentando que, com este jogo, quer “entreter os jogadores e as suas famílias” ao mesmo tempo que passa conhecimento sobre o concelho.

Ao longo do jogo, serão testados conhecimentos acerca do concelho de Tabuaço com consequências definidas nas próprias cartas. Já no mercado, a venda será destinada a todos os habitantes da vila e também a todos os que moram fora da região e do país.