Geral

20 de 01 de 2023, 12:04

Diário

Parlamento dos Jovens debateu problemática da saúde mental em Mortágua

Palestra foi realizada no início desta semana, com alunos dos 8.º e 9.º anos

saúde mental mortágua

Fotógrafo: Câmara de Mortágua

Alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua falaram sobre a saúde mental numa palestra que decorreu esta semana na Escola Básica Dr. José Lopes de Oliveira. A sessão realizada na passada segunda-feira (16 de janeiro) decorreu no âmbito da iniciativa Parlamento dos Jovens, que tem esta temática como mote este ano.

“A palestra foi muito interessante e a análise da temática supramencionada constituiu uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, argumentarem e transmitirem de forma eloquente as suas opiniões, despertarem para a vivência de uma cidadania mais ativa e responsável e desenvolverem uma consciência cívica, que se constituam numa melhor qualidade de vida”, referiu o município de Mortágua.

Os jovens, alunos dos 8.º e 9.º anos que participam no Parlamento dos Jovens, debateram o tema da saúde mental numa sessão que contou com a presença do deputado socialista José Rui Cruz, eleito pelo círculo de Viseu, e do autarca de Mortágua, Ricardo Pardal. Na discussão foram também apresentados dados estatísticos nacionais recentes, referentes à saúde mental dos jovens.

Segundo um recente estudo coordenado pela Organização Mundial de Saúde, os adolescentes portugueses estão mais infelizes e são mais os que se sentem irritados, nervosos ou tristes diariamente. Mais de um em cada quatro jovens em idade escolar disseram sentir-se infelizes.

A Câmara de Mortágua lembra que a pandemia “agravou os problemas de saúde psicológica já experienciados pelos adolescestes, em resultado do confinamento, do distanciamento físico e do maior tempo de permanência em contexto familiar, entre outros fatores, com efeitos ao nível do seu desenvolvimento socioemocional e do rendimento escolar”.

O presidente da autarquia, Ricardo Pardal, salientou a necessidade de se estar mais atento à saúde mental, reforçando que esta é tão importante como a saúde física.