Geral

20 de 04 de 2021, 15:50

Diário

Estrada Nacional 229 vai ser alargada e nasce rotunda junto ao antigo matadouro em Viseu

Empreitada vai incluir novo acesso a Rio de Loba. Investimento é totalmente suportado pela Câmara

empreitada troço en229 rotunda rio de loba viseu 20 04 2021

A Câmara de Viseu consignou, esta terça-feira (20 de abril), a obra do novo acesso a Rio de Loba, que inclui o alargamento de um troço da Estrada Nacional 229 – que liga Viseu a Sátão e vai ser também alvo de obras de requalificação – e a construção de uma nova rotunda junto ao antigo matadouro municipal.

O investimento previsto é de 860 mil euros, totalmente suportado pela autarquia de Viseu. A entrega dos trabalhos ao empreiteiro contou com a presença do executivo camarário, incluindo a presidente Conceição Azevedo e o vice-presidente João Paulo Gouveia, e também dos presidentes das juntas de freguesia de Viseu e Rio de Loba.

Na sessão, Conceição Azevedo recordou que esta obra já tinha sido idealizada pelo ex-presidente Almeida Henriques, que faleceu no início de abril vítima de Covid-19 e que acabou por não assistir ao arranque deste projeto no terreno. “Era da mais inteira justiça que estivesse aqui o presidente Almeida Henriques, que desde o primeiro minuto se bateu por esta obra. Tudo fez para que hoje pudéssemos estar aqui”, afirmou a atual autarca.

A obra de acesso a Rio de Loba com o troço da Nacional 229 e a nova rotunda era uma das prioridades identificadas por Almeida Henriques na mobilidade de Viseu.
“Esta é uma obra que acaba por servir todo o norte do concelho e do distrito de Viseu, porque a estrada é estruturante e vai ligar o IP5 e também Sátão e o norte da região”, disse João Paulo Gouveia. Ainda assim, o vice-presidente da autarquia defendeu que a empreitada devia ser financiada pelo Estado central.

“Apesar de se tratar de uma intervenção que compete ao Estado, já que a estrada não é municipal, a autarquia mais uma vez não teve dúvidas em avançar e em colocar em primeiro lugar as preocupações dos viseenses. Trata-se de um investimento avultado 100% proveniente dos cofres do Município, que mais uma vez substitui o Estado central”, disse.

As dificuldades e a complexidade do processo foram mencionadas pelo presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, que sublinhou que esta é uma “obra estruturante que servirá as duas maiores freguesias do concelho”. O autarca manifestou ainda a esperança de que a rotunda que será construída não seja chamada de “rotunda do matadouro”.

“Estamos numa zona muito complicada do ponto de vista da mobilidade e, nesse sentido, o que estamos a fazer é muito importante para que as coisas corram melhor, que baixemos os índices de sinistralidade e que tornemos a Estrada Nacional 229 muito mais fácil na sua utilização”, disse.

Já o presidente da Junta de Rio de Loba, Carlos Gama, destacou o facto de a obra de acesso à freguesia ser “reivindicada há muitos anos e muito importante para Rio de Loba e para a sua população”. “Fica também como marco do princípio da requalificação da EN229, pelo que só posso agradecer ao Município de Viseu todo o empenho colocado neste processo. Hoje é o dia em que o sonho se torna realidade”, disse.

A consignação da empreitada representa, assim, o culminar de um processo que demorou três anos a ser desenvolvido. Após negociações com as Infraestruturas de Portugal e de expropriação, a obra foi finalmente desbloqueada.

Além da execução da rotunda e do alargamento do troço da estrada, os trabalhos incluem também a instalação de muros de suporte em betão armado, muros de vedação, lancis nos limites do arruamento e passeios, bem como sinalização rodoviária, zonas verdes e a instalação de redes de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e pluviais, e de infraestruturas elétricas e de telecomunicações.