Geral

15 de 03 de 2024, 15:16

Diário

Viseu fala sobre liberdade de expressão e media locais nos Dias de Comunicação Social da ESEV

Iniciativa da Escola Superior de Educação vai realizar-se nos dias 20 e 21 de março. Liberdade de expressão, direitos humanos no jornalismo e órgãos de comunicação locais enquanto espaços de resistência são os principais temas da edição deste ano

escola superior de educação de viseu créditos ipv

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) promove mais uma edição dos Dias de Comunicação Social nos dias 20 e 21 de março. A iniciativa celebra o 29.º aniversário do curso.

Este ano, os temas são a liberdade de expressão e os direitos humanos no jornalismo, além dos órgãos de comunicação locais enquanto espaços de resistência. O programa inclui palestras com diplomados da ESEV e com profissionais de comunicação.

No dia 20 de manhã, no auditório da escola, vai realizar-se a conferência “A liberdade de expressão no jornalismo e os direitos humanos”, com a presença dos jornalistas Vítor Carmo e Paula Sofia Luz.

A partir das 11h30 tem início o “seminário de bolso” organizado pelo Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), com o tema “A resistência dos media locais e as alternativas de dar voz às comunidades em desertos mediáticos”.

Para a tarde está agendado o 10.º Encontro de Jornalismo Especializado, com a apresentação das investigações das estudantes Beatriz Fonseca e Inês Costa.

No dia 21, às 10h00, o auditório da ESEV recebe o diretor de marketing da Comissão Vitivinícola da Região do Dão, Francisco Santos Lima, que irá falar sobre os desafios do jornalismo e da assessoria. Durante a tarde terá lugar um workshop de jornalismo televisivo com a jornalista Márcia Silva Gonçalves.

A partir das 16h00 decorre a sessão “Vou Estagiar. E agora?”, na qual licenciados de Comunicação Social da ESEV irão falar sobre as suas experiências nos estágios e as atuais situações profissionais.

Pelas 17h00, começa uma mostra de curtas-metragens em que dois grupos de estudantes vão falar sobre o processo “da ideia ao filme”.

Para terminar o evento, irá realizar-se às 20h30 um jantar de curso onde são esperadas as participações de atuais alunos, ex-estudantes e docentes afetos à licenciatura e à ESEV.