Geral

25 de 05 de 2023, 17:34

Diário

Feira de floresta e ambiente reúne mais de 100 expositores

Começa esta sexta-feira a Mortágua Florestal, dedicada principalmente à fileira florestal do concelho, mas que também não esquece a indústria, a gastronomia e o artesanato. Cláudia Martins e Némanus são os principais nomes do cartaz musical

mortágua florestal

Fotógrafo: Câmara de Mortágua

Mais de uma centena de expositores vão estar presentes na feira Mortágua Florestal, que junta a economia e a floresta do concelho. O certame, que vem no seguimento de iniciativas anteriores como o ExpoMortágua, arranca esta sexta-feira (26 de maio) e vai prolongar-se durante este fim de semana.

A abertura oficial da feira está marcada para as 16h30 de amanhã. A feira vai juntar vários setores da economia local, nomeadamente a indústria, a agricultura, o comércio e os serviços.

A Câmara justifica o novo nome Mortágua Florestal com a centralidade dada à floresta, à silvicultura, a toda a fileira florestal e ao “cluster” económico à volta do setor “abrangendo desde a plantação, a produção e transformação de madeira, até à geração de energia renovável”.

Empresas da indústria da pasta de papel como a Navigator e a Altri, a associação do setor papeleiro Celpa e outros produtores e comercializadores de madeira, entre outras entidades, estarão presentes na feira e traduzem “o peso e a importância” da economia florestal.

“A Mortágua Florestal pretende constituir-se como um espaço privilegiado para conhecer mais sobre os avanços e as novidades na área florestal em termos de produtos, serviços e equipamentos, seja através da sua divulgação, seja através de demonstrações técnicas in loco. Mas também como espaço de partilha de conhecimento, de disseminação da investigação, da inovação, das novas práticas e técnicas”, explicou o executivo local presidido pelo socialista Ricardo Pardal. A feira pretende ser também uma plataforma de promoção de contactos e de negócios e oportunidades.

Também a pensar na fileira florestal o município de Mortágua vai organizar o Fórum Florestal no sábado (dia 27), em que vão ser debatidos dois grandes painéis: “Floresta de Produção: Economia e Sustentabilidade” e “Gestão Florestal: Retorno e Valorização dos territórios”. O evento marca também o encerramento do projeto Forest For Future, de valorização da fileira florestal da região Centro através da transferência de tecnologia e respostas para melhorar o setor.

O ambiente também será uma das áreas de maior destaque do Mortágua Florestal, nomeadamente as energias renováveis, mas o evento também vai promover outros setores como a indústria e o comércio local, além da gastronomia e do artesanato. E também não vai faltar animação com os concertos de Cláudia Martins e os Minhotos Marotos na noite de sexta-feira e dos Némanus ao sábado, além de animação para as crianças com insufláveis e pinturas faciais.

Já no domingo (dia 28) vai decorrer a Caminhada pela Floresta, de caráter solidário (com a coorganização do núcleo local da Liga Portuguesa contra o Cancro) e de sensibilização pedagógica.