Bombeiros de Penalva do Castelo celebram 74 anos com iniciativas que terminam em setembro
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...
Fotógrafo: Câmara de Mortágua
Mais de uma centena de expositores vão estar presentes na feira Mortágua Florestal, que junta a economia e a floresta do concelho. O certame, que vem no seguimento de iniciativas anteriores como o ExpoMortágua, arranca esta sexta-feira (26 de maio) e vai prolongar-se durante este fim de semana.
A abertura oficial da feira está marcada para as 16h30 de amanhã. A feira vai juntar vários setores da economia local, nomeadamente a indústria, a agricultura, o comércio e os serviços.
A Câmara justifica o novo nome Mortágua Florestal com a centralidade dada à floresta, à silvicultura, a toda a fileira florestal e ao “cluster” económico à volta do setor “abrangendo desde a plantação, a produção e transformação de madeira, até à geração de energia renovável”.
Empresas da indústria da pasta de papel como a Navigator e a Altri, a associação do setor papeleiro Celpa e outros produtores e comercializadores de madeira, entre outras entidades, estarão presentes na feira e traduzem “o peso e a importância” da economia florestal.
“A Mortágua Florestal pretende constituir-se como um espaço privilegiado para conhecer mais sobre os avanços e as novidades na área florestal em termos de produtos, serviços e equipamentos, seja através da sua divulgação, seja através de demonstrações técnicas in loco. Mas também como espaço de partilha de conhecimento, de disseminação da investigação, da inovação, das novas práticas e técnicas”, explicou o executivo local presidido pelo socialista Ricardo Pardal. A feira pretende ser também uma plataforma de promoção de contactos e de negócios e oportunidades.
Também a pensar na fileira florestal o município de Mortágua vai organizar o Fórum Florestal no sábado (dia 27), em que vão ser debatidos dois grandes painéis: “Floresta de Produção: Economia e Sustentabilidade” e “Gestão Florestal: Retorno e Valorização dos territórios”. O evento marca também o encerramento do projeto Forest For Future, de valorização da fileira florestal da região Centro através da transferência de tecnologia e respostas para melhorar o setor.
O ambiente também será uma das áreas de maior destaque do Mortágua Florestal, nomeadamente as energias renováveis, mas o evento também vai promover outros setores como a indústria e o comércio local, além da gastronomia e do artesanato. E também não vai faltar animação com os concertos de Cláudia Martins e os Minhotos Marotos na noite de sexta-feira e dos Némanus ao sábado, além de animação para as crianças com insufláveis e pinturas faciais.
Já no domingo (dia 28) vai decorrer a Caminhada pela Floresta, de caráter solidário (com a coorganização do núcleo local da Liga Portuguesa contra o Cancro) e de sensibilização pedagógica.
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...
10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é comemorado na região do Douro, em ano de título de Cidade...
“Do Vale à Pena” é o décimo disco lançado pelo grupo tradicional com raízes em S. Pedro do Sul. Um trabalho que assinala já quatro...