Geral

13 de 06 de 2023, 15:59

Diário

Marchas de Viseu desfilam na Avenida da Europa com mais de 700 participantes

Marcha dos Santos Populares sai do Rossio, onde as marchas desfilaram nos últimos anos. Cortejo está marcado para este sábado à noite

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Viseu

Dez grupos desfilam este sábado (17 de junho) nas Marchas dos Santos Populares em Viseu. Este ano o desfile regressa à Avenida da Europa depois de ter passado pela zona do Rossio nos últimos anos. O desfile vai ter lugar a partir das 21h30, sendo que as marchas se concentram meia-hora antes.

Fonte da autarquia revelou que, para esta edição, está confirmada a presença de 771 participantes.

Para este ano, a autarquia escolheu como tema obrigatório os 900 anos da atribuição do foral da rainha D. Teresa a Viseu. As Marchas dos Santos Populares saem à rua atraindo milhares de pessoas à cidade de Viriato.

Este ano participam quatro marchas infantis (Fundação Mariana Seixas, Associação de Pais de Santa Eugénia, Colégio “Os Traquinas” e Jardim-Escola João de Deus), uma juvenil (Junta de Freguesia do Campo) e cinco seniores (APPACDM de Viseu, Centro Cultural do Campo, Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo Leões da Beira, Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa e Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago).

No ano passado as marchas foram ganhas pelo Jardim-Escola João de Deus e pela freguesia do Campo, através da Junta e do Centro Cultural. A edição de 2022 juntou oito grupos divididos em três categorias (infantis, juvenis e seniores) e cerca de 700 participantes.

O desfile integra a programação das Festas Populares de Viseu, que arranca esta sexta-feira (dia 16) com a Festa das Freguesias no Parque Aquilino Ribeiro.

No domingo (dia 18), a dança da Morgadinha ‘invade’ a cidade com as Cavalhadas de Teivas, marcadas para as 15h00.

Já a 24 de junho, dia de São João e um sábado, saem à rua as Cavalhadas de Vildemoinhos, que já vão com 371 anos de tradição. “Amor com história... Enquanto o Mundo For Mundo…” é o mote deste ano das Cavalhadas que vão culminar com o tradicional cortejo que vai juntar mais de 20 carros alegóricos e 10 grupos de bombos, fanfarras, bandas e folclore.