Geral

18 de 04 de 2023, 12:20

Diário

Mortágua: Autarquia vai estudar a população idosa

Projeto "Iluminar a Aldeia" quer saber como vivem as pessoas que vivem isoladas no concelho, como passam o tempo e quais as suas preocupações. Conclusões são apresentadas em junho

mortágua projeto terceira idade

Fotógrafo: Câmara de Mortágua

A Câmara de Mortágua quer conhecer melhor a população idosa do concelho no projeto “Iluminar a Aldeia”, que foi apresentado na segunda-feira (17 de abril).

O projeto, realizado em conjunto com a Academia Saber+, quer ir ao encontro dos seniores de Mortágua e das comunidades onde eles vivem, de forma a definir ações e iniciativas que deem resposta aos problemas e necessidades encontradas em cada localidade.

O trabalho no terreno começa dentro de duas semanas, com as deslocações às aldeias, onde os alunos da Academia Saber+ vão recolher informação sobre demografia, aspetos sociais e a atividade económica e associativa. As conclusões serão apresentadas no final de junho.

O presidente do município, Ricardo Pardal, marcou presença na apresentação do projeto e destacou o caráter inovador do mesmo, permitindo obter informações sobre a situação das pessoas que vivem isoladas, como vivem, como passam o tempo, o que mais as preocupa e as suas expetativas e interesses.

“É gratificante todos nos sentirmos úteis à sociedade e que podemos contribuir para melhorar a vida dos mortaguenses e a realidade do dia-a-dia daqueles idosos que vivem mais isolados. Para além da atividade letiva normal, das aprendizagens, a Academia Saber + também tem esta componente da cidadania, da participação na vida da comunidade, que aproveita e valoriza o conhecimento e a experiência de vida dos academistas”, disse o autarca socialista.