Geral

21 de 11 de 2023, 14:23

Diário

Pontões e açudes em risco de desmoronar requalificados em Mortágua

Obras de reabilitação foram executadas pela Câmara Municipal, que reabilitou equipamentos em mau estado de conservação

obras em pontões e açudes do concelho de mortágua

A Câmara de Mortágua fez intervenções recentes em pontões e açudes do concelho num investimento de 130 mil euros. As obras foram feitas nestes equipamentos que se encontravam em mau estado de conservação e em risco de desmoronamento devido a intempéries ao longo dos anos.

A autarquia interveio nos pontões da Várzea da Ribeira (que serve de acesso florestal), da estrada municipal entre Lourinha de Baixo e Cerdeira (que funciona como passagem hidráulica e ligação viária) e da estrada entre Ribeira e Vila Boa.

As várias intervenções foram executadas durante o último verão, aproveitando a diminuição do caudal das ribeiras naqueles pontões, uma vez que no inverno torna-se tecnicamente impossível a sua realização.

Também foi feita a reabilitação e reforço de açudes em Caparrosinha e a jusante do pontão que liga as povoações de Ribeira e Vila Boa e uma intervenção de consolidação de margens junto ao açude do Valentim na várzea de Monte de Lobos, em Vale de Remígio.

“As intervenções nos açudes inserem-se numa estratégia de requalificação de ribeiros e riachos, tendo como objetivos a consolidação das margens, a proteção dos terrenos e o aumento da capacidade de retenção de água, mantendo o caudal ecológico (essencial para a fauna piscícola e o apoio às áreas agrícolas) e reduzindo o impacto ambiental nos períodos de seca. As ações pontuais de desassoreamento inserem-se também nessa estratégia de valorização das linhas de água”, explica a Câmara.

O executivo municipal presidido por Ricardo Pardal prevê fazer mais obras de requalificação de açudes e ações de desassoreamento (limpeza do fundo) de ribeiras até ao final do atual mandato, em 2025.