Geral

20 de 11 de 2023, 12:03

Diário

Novo canil em Tondela abre portas em janeiro de 2024

Novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Tondela foi inaugurado no passado domingo. Equipamento mereceu um investimento superior a 388 mil euros, com apoio de fundos públicos

O concelho de Tondela vai abrir o novo canil municipal ao público no início do próximo ano, em janeiro. A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acredita que o equipamento “ficará cheio” logo que este entre em funcionamento.

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do concelho foi inaugurado no domingo (19 de novembro), um investimento de mais de 388 mil euros e com apoio do Estado, através do Programa para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficiais de Animais de Companhia.

O canil está situado junto ao estaleiro municipal e tem capacidade para acolher 20 cães. A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, admitiu que este “não foi um projeto fácil de construir” e que obrigou a “muita reflexão”, mas salientou que esta é uma obra “que a todos vai orgulhar” e prometeu que os animais terão melhores condições no novo equipamento.

“O que temos hoje aqui são novas instalações que vão permitir resolver muitos problemas que temos no nosso concelho de animais errantes, que estão em famílias de acolhimento. Isto vai-nos permitir criar uma pequena resposta mediante as necessidades que temos”, disse a autarca.

Carla Borges adiantou ainda que o canil já tem “uma lista de espera muito grande, quer de animais jovens, crias, quer de adultos, que estão em famílias de acolhimento e em voluntários”.

Até à abertura ao público, o novo equipamento será equipado com material que está em falta e que ainda não foi entregue, revelou a presidente da autarquia. Carla Antunes Borges anunciou ainda que a Câmara de Tondela vai lançar no início do próximo ano uma campanha para promover a adoção de animais, sobretudo dos mais velhos.

“Iremos lançar em janeiro uma campanha de estímulo para adoções de animais com mais idade. Sabemos que as crias são aquelas que, por norma, são mais facilmente adotadas, mas nós queremos estimular a adoção daqueles animais que estão há mais tempo no canil por forma a promover uma resposta positivamente diferenciadora para esses animais”, disse.

Além da campanha, a Câmara vai lançar “um pacote de apoio, nomeadamente com alimentação e apoio clínico durante algum tempo de modo a estimular a adoção destes animais”, revelou a autarca.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, lembrou o apoio de 50 mil euros da tutela à obra e disse que este foi “o primeiro de um passo muito maior” por parte da autarquia de Tondela. “Este é um equipamento que responde a um tema de hoje, que é o bem-estar animal, um tema de hoje que há muito as câmaras municipais adotam”, argumentou.

Carlos Miguel disse que será preciso “muito empenhamento” na realização de iniciativas com vista à adoção dos animais no canil “para que os cães comecem a sair e que não sobrelotem estes espaços que por regra geral estão sempre sobrelotados”.