Geral

29 de 06 de 2021, 16:33

Diário

Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

José Costa deverá tomar posse em setembro. Defende uma maior colaboração com empresas e instituições

José Costa candidato ao ipv

O recém-eleito presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Costa, diz que quer um instituto a envolver-se cada vez mais com a região. A tomada de posse deve acontecer em setembro.

O professor da Escola Superior de Saúde foi eleito presidente esta terça-feira (29 de junho) na última reunião do Conselho Geral do Politécnico. Dos 30 elementos do órgão superior da instituição de ensino superior, 23 votaram a favor de José Costa.

O novo presidente irá assim suceder a João Monney Paiva, o atual presidente do IPV que obteve apenas sete votos no seio do Conselho Geral e que vai ter de deixar o cargo após quatro anos na liderança.

Em declarações ao Jornal do Centro, José Costa mostrou-se satisfeito com a vitória, mas realçou que o mais importante para si é a instituição.

“Este foi um percurso longo que termina hoje com a eleição, sendo que os conselheiros votaram no sentido de eu ser eleito presidente. Naturalmente eu estou satisfeito, mas sei da responsabilidade que tenho pela frente e do que tenho de fazer para ter um instituto unido junto da comunidade onde está inserido e da diáspora portuguesa”, afirmou.

Ao Jornal do Centro, José Costa não revelou quem o vai acompanhar na presidência do IPV. No entanto, o novo presidente disse não antecipar problemas na transição de poderes, esperando que tal decorra “de uma forma natural”.

“Eu conheço as pessoas (da atual direção) porque querem o bem do Instituto com todos os processos e tudo o que está em curso para darmos continuidade e porque temos esta responsabilidade enquanto instituição para com as empresas, as universidades e os institutos. Iremos fazer a transição de uma forma plena porque o Instituto está acima de tudo”, garantiu.

José Costa defendeu que o IPV tem de estar disponível para colaborar com todas as entidades para abrir oportunidades aos alunos e aos professores e também para abrir caminho à investigação.

“Tem de haver um sentido recíproco que é muito importante porque o Instituto tem a consciência da importância no território e porque tem de estar disponível para colaborar com as empresas e as instituições seja na investigação e na inovação ou seja para ter os seus professores e estudantes disponíveis para o território”, afirmou.

O novo responsável defendeu ainda uma “corresponsabilidade no dia-a-dia do Instituto” envolvendo as empresas e as instituições com vista a colaborar na formação dos estudantes “porque são eles que vão estar amanhã no mercado do trabalho e quanto mais competências terem, melhor”. “É esse o nosso desejo”, rematou.

José Costa destacou também a necessidade de criar relações com as autarquias, as comunidades intermunicipais e as escolas secundárias e profissionais, no sentido de capitalizar a vinda dos estudantes para o IPV.

O novo presidente, que já ocupou o cargo de vice entre 2009 e 2017, justificou a sua candidatura com os apelos da comunidade académica. José Costa foi eleito para o quadriénio 2021-2025.

O Jornal do Centro tentou contactar o atual presidente do Politécnico de Viseu, Monney Paiva, mas sem sucesso.