Geral

28 de 03 de 2024, 17:26

Diário

Obra da EN225 em Castro Daire deve arrancar ''nos próximos dias''

Requalificação já foi entregue ao empreiteiro e terá um investimento de 6,2 milhões de euros. Presidente da Câmara fala de um "dia histórico"

en225 entrega da obra créditos câmara de castro daire

A requalificação da Estrada Nacional (EN) 225 em Castro Daire deve arrancar "nos próximos dias". A previsão é da Câmara Municipal, depois de ter sido esta quinta-feira entregue a obra ao empreiteiro.

A consignação foi feita pela Infraestruturas de Portugal (IP), que aponta para um investimento de cerca de 6,2 milhões de euros. A EN225 vai ser melhorada num troço com cerca de 31 quilómetros, entre Castro Daire e Arouca e a obra terá um prazo de execução previsto de mais de um ano (450 dias).

A IP espera que a requalificação da EN225 possa reforçar a segurança, reduzir a sinistralidade e melhorar a qualidade de vida com a redução dos níveis de ruído e emissões poluentes.

O projeto prevê a reabilitação integral do pavimento, o reforço e adequação da sinalização vertical e horizontal e a beneficiação do sistema de drenagem.

Nas diversas interseções da estrada, também serão feitos trabalhos de melhoria ao nível do pavimento e da sinalização. Além disso, está ainda prevista uma reformulação geométrica de dois entroncamentos situados nos quilómetros 39,675 e 39,760.

A empreitada contempla também intervenções de estabilização em oito taludes de escavação e um de aterro.

O presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, falou de “um dia histórico” para o concelho e a região e de “mais um passo importante” para o avanço da obra. O autarca lembrou ainda a importância da EN225 para a população de Castro Daire.

“De extrema importância para a comunidade castrense e para todos aqueles que nela transitam, esta empreitada irá melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança de todos, bem como potenciar o desenvolvimento económico de toda a região”, realçou Paulo Almeida.

A obra era há muito desejada em Castro Daire, dada a degradação da via nos mais de 30 quilómetros da estrada no concelho, e tem sido reivindicada ao ponto de a população ameaçar sair à rua e de ser organizada uma petição que juntou mais de 4 700 assinaturas em 2018.

O Parlamento instou em 2020 o Governo a avançar com a requalificação e o concurso público acabou por ser lançado em junho do ano passado.