Geral

27 de 03 de 2024, 16:58

Diário

Obra da EN225 vai avançar em Castro Daire, após anos de reivindicações

Empreitada entregue à empresa esta quinta-feira. Obra vai ter investimento de 8,2 milhões de euros

estrada nacional 225 créditos câmara de castro daire

Depois de vários anos de reivindicações, a requalificação da Estrada Nacional 225 entre Castro Daire e Arouca vai ser entregue ao empreiteiro nesta quinta-feira (28 de março). O auto de consignação será assinado às 11h00 no salão nobre da Assembleia Municipal de Castro Daire, no Palacete das Carrancas.

O contrato vai ser assinado entre a Infraestruturas de Portugal e o empreiteiro responsável pela obra.

A obra era há muito desejada em Castro Daire, dada a degradação da via nos mais de 30 quilómetros da estrada no concelho, e tem sido reivindicada ao ponto de a população ameaçar sair à rua e de ser organizada uma petição que juntou mais de 4 700 assinaturas em 2018. O Parlamento instou em 2020 o Governo a avançar com a requalificação.

O presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, fala de “mais um importante passo” para a concretização da obra que é “fundamental” para o território e para a qualidade de vida e segurança das pessoas. O autarca destacou ainda os passos que foram dados para que, finalmente, a obra seja uma realidade. Segundo Paulo Almeida, o ponto de viragem foi a petição apresentada no Parlamento que levou à apresentação de vários projetos de resolução por parte dos partidos. "Não se deixou que o assunto ficasse esquecido", sustentou.

O concurso público acabou por ser lançado pelo Governo em junho do ano passado. O investimento ronda os 8,2 milhões de euros.