Geral

26 de 09 de 2022, 12:51

Diário

Oliveira de Frades: Campo de basquetebol e castração de animais no Orçamento Participativo

Orçamento Participativo municipal abriu esta segunda-feira as votações com oito projetos finalistas. Dotação é de 10 mil euros

câmara oliveira de frades

Fotógrafo: Foto de arquivo

O Orçamento Participativo de Oliveira de Frades abriu esta segunda-feira as votações com oito projetos sujeitos agora ao sufrágio da população do concelho com mais de 16 anos. A dotação para a segunda edição é de 10 mil euros.

A votação pode ser feita no site participa.cm-ofrades.pt. Entre os projetos concorrentes está, por exemplo, o “Cinema à Fresca” que propõe a aquisição de equipamento que permita a projeção de cinema ao ar livre, de forma gratuita, em Oliveira de Frades, aliando o cinema às atividades ao ar livre.

O desporto também não ficou de fora das propostas, sendo que a proposta “Driblando pelo Vouga” propõe criar um campo de basquetebol 3x3 na zona entre a Igreja de São Pelágio e a antiga estação ferroviária que servia a Linha do Vale do Vouga.

“Uma vez que este espaço seria dedicado aos mais jovens, sugere-se a criação de um mural de arte urbana nas bancadas, alusivo à antiga Linha do Vale do Vouga, dada a localização do respetivo espaço. Desta forma, considera-se que esta proposta, para além de promover atividade física, contribui para a preservação da identidade histórico/cultural de Oliveira de Frades”, destacam os proponentes.

Outra das propostas é a requalificação da zona envolvente ao Jardim de Infância de Arcozelo das Maias, que pretende terminar o arranjo iniciado em 2018. Ainda na mesma localidade, também se pede a construção de um corredor de proteção para a Escola EB1, ligando o portão de entrada à entrada do edifício, protegendo os alunos e a comunidade escolar da chuva.

“Desta forma, poderia evitar-se que os alunos iniciassem as suas atividades letivas molhados, sem as devidas condições de conforto, essenciais a um bom ambiente de aprendizagem. Esta medida seria não só um melhoramento da estrutura do edifício mas, acima de tudo, proporcionaria as condições básicas de acesso a todos quantos tenham interesse em usufruir de uma escola cheia de vitalidade e com ótimas condições de funcionamento”, refere a proposta.

Já o projeto da Barraca Rural em Sobreira, na União de Freguesias de Destriz e Reigoso, visa dar “uma finalidade útil e inovadora” ao espaço onde também estão um pavilhão desportivo e as sedes de uma associação cultural e recreativa e de uma banda filarmónica.

Trata-se de um “velho equipamento agrícola que já sofreu algumas obras de restauro, mas que necessita ainda de muito esforço para poder responder às finalidades que para esse local estão pensadas”, segundo os promotores da proposta, com acessos a idosos e pessoas com deficiência, conforto térmico e outras intervenções.

Da freguesia de São Vicente de Lafões, chega a proposta de criar um parque infantil e de lazer em Cajadães, visando preencher a lacuna existente naquela aldeia, com zonas de brincar e lazer para as famílias.

O Orçamento Participativo de Oliveira de Frades inclui também a realização de uma campanha de castração de animais de rua que sugere a esterilização de aproximadamente duas centenas de cães e gatos. “Os anteriores executivos não tiveram qualquer iniciativa nesta área, permitido a formação de matilhas que têm provocado a sobrepopulação, em média a reprodução natural aumenta em 45 vezes a sua população”, diz a proposta.

Por fim, também será votada a criação de um campo de jogos, no espaço exterior do Jardim de Infância e da Escola Básica de Ribeiradio “de modo a proporcionar às nossas crianças espaço físico adequado onde possam brincar, com as condições de segurança necessárias ao seu bem-estar físico”.

“Pretende-se assim melhorar o espaço existente, no sentido de permitir às nossas crianças brincar livremente, fazer jogos tradicionais (jogo do galo, jogo da macaca, etc.), bem como possibilitar que este seja utilizado para as aulas de atividade física e até de teatro e dança”, acrescenta a proposta.

A votação decorre até 23 de outubro. Os resultados serão conhecidos no final desse mês.