Geral

18 de 09 de 2023, 12:41

Diário

Aplicação para enfermeiros permite denunciar situações irregulares

App EuAlerta foi criada pela delegação do Centro da Ordem dos Enfermeiros e permite denunciar situações que coloquem em causa a qualidade dos cuidados de saúde

A Ordem dos Enfermeiros do Centro lançou recentemente a aplicação EuAlerta, que permite gerir o trabalho destes profissionais e enviar situações ou denúncias que comprometam a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde.

A nova app, disponível nas plataformas iOS e Android, surge como “uma evolução natural da plataforma inicialmente existente, possibilitando o acompanhamento de situações ou denúncias, no sentido de garantir a proximidade e apoio que a SRCentro pretende prestar aos seus membros”, refere em comunicado.

“Este desenvolvimento tecnológico, que se iniciou durante o período pandémico, proporcionou a conceção de uma app muito útil a todos os enfermeiros, de todos os contextos do exercício profissional da enfermagem”, acrescenta a Ordem.

Entre as principais funcionalidades, são a possibilidade de se fazer denúncia ou expor situações que “comprometam a dignidade profissional e a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos” e que necessitem da intervenção da Ordem, além da gestão e organização da escala de trabalho de cada enfermeiro, sendo possível associar outro horário ao seu próprio agendamento como o horário do cônjuge.

A app também permite o acesso a notícias privilegiadas da Ordem e da Secção Regional do Centro, aderir à rede de Elementos de Ligação à Ordem, que servem de ponte de interação com o órgão regulador e notificar suspeitas de reações adversas a medicamentos ou vacinas.

Outras funcionalidades incluem chat e acesso a legislação e a documentos relevantes para o desempenho profissional dos enfermeiros.

O presidente da Ordem dos Enfermeiros do Centro, Ricardo Correia de Matos, diz que esta app permite que a instituição “esteja cada vez mais próxima dos seus membros, construindo uma relação de confiança, cooperação e compromisso”.