Geral

19 de 04 de 2024, 11:51

Diário

Orquestra Filarmónica Portuguesa no encerramento do Festival da Primavera

Orquestra vai encerrar a 17.ª edição do festival de música com um concerto este sábado no Pavilhão Multiusos. Esta sexta-feira, a Aula Magna do Politécnico de Viseu recebe o pianista Bruce Liu

Orquestra Filarmónica Portuguesa Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Fotógrafo: Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

O Festival Internacional de Música da Primavera, em Viseu, encerra já este sábado (20 de abril) e são dois os concertos que ainda faltam realizar da agenda da 17.ª edição.

Hoje, sexta-feira (dia 19), a Aula Magna do Instituto Politécnico acolhe às 21h00 o pianista canadiano Bruce Liu, que venceu em 2019 o Concurso Internacional de Piano de Viseu.

O músico regressa agora após a sua vitória no 18º Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia. Considerado uma “estrela de rock da música clássica”, tem feito turnês internacionais com algumas das mais prestigiadas orquestras e maestros. Em Viseu, vai tocar composições de Haydn, Chopin, Kapustin, Beethoven e Prokofiev.

No sábado, o Pavilhão Multiusos recebe o último concerto do Festival da Primavera com a Orquestra Filarmónica Portuguesa a tocar a Sinfonia n.º 2 de Gustav Mahler, também intitulada “Ressurreição” e considerada uma das melhores sinfonias de todos os tempos.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa já se apresentou em praticamente todo o território nacional, com algumas das mais importantes obras do repertório sinfónico e grandes solistas internacionais. O grupo irá estrear quatro obras, um bailado e uma ópera a propósito dos 50 anos do 25 de Abril.

Este ano, o Festival da Primavera promoveu mais de 20 concertos em vários espaços de Viseu e o Concurso Internacional de Guitarra, que teve como vencedor o guitarrista português Francisco Almeida Luís.