Geral

02 de 04 de 2024, 19:08

Diário

Palestras, concertos e exposições em Vouzela para comemorar os 50 anos do 25 de Abril

O Cineteatro João Ribeiro, o Museu Municipal e algumas escolas do concelho são os palcos das iniciativas que decorrem de 7 a 28 de abril

Cine-teatro Vouzela

Fotógrafo: Câmara Municipal Vouzela

Ao longo deste mês, Vouzela vai receber várias iniciativas que pretendem assinalar os 50 anos do 25 de Abril. A câmara muncipal, em parceria com algumas instituições locais, criou uma programação que incluiu palestras, concertos ou exposições.
O Cineteatro João Ribeiro, o Museu Municipal e algumas escolas do concelho são os palcos destas iniciativas que decorrem de 7 a 28 de abril.

Para este domingo (7 de abril) está agendada uma apresentação que vai assinalar o 152º aniversário da Sociedade Musical Vouzelense, no Cineteatro João Ribeiro, pelas 17h00. A 13 de abril, o Cineteatro João Ribeiro recebe o Festival da Canção em Tons de Abril, marcado para as 21h00.

A 19 abril sobe ao palco do Cineteatro João Ribeiro a apresentação “À Descoberta de Abril”, pelas 21h00, uma organização da Agrupamento de Escolas de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela e a Associação Grupo de Ginástica de Vouzela.

No dia 20 de abril, às 21h30, realiza-se um espetáculo solidário com o coro dos antigos orfeonistas da Universidade de Coimbra. O valor da entrada reverte para a ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões.

O Museu Municipal de Vouzela recebe no dia 22, pelas 21h00, a iniciativa “Encontro com a minha história”, que conta com a presença do Capitão de Abril Coronel Castro Carneiro, e que estará ainda, no dia 23, na Escola Secundária de Vouzela (10h30) e na Escola Profissional de Vouzela (14h30).

A 24 de abril, o Cineteatro João Ribeiro recebe, pelas 21h30, o espetáculo “Ideais de Abril - A Cor d´Art ”, que alia a poesia, a música e o vídeo. A iniciativa conta com a participação especial dos Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Cambra.

No dia 25 de abril acontece a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, no Cineteatro João Ribeiro, a partir das 10h00. No dia seguinte, no mesmo espaço, decorre a assembleia municipal da juventude "25 de abril... 50 anos depois" e, no dia 27, o espetáculo "Vozes de Abril da terra da Liberdade”, pelas 21h30, com o Grupo Vozes da Terra, uma organização da União de Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues.

A programação fecha a 28 de abril, na sede da Liga dos Amigos de Vilharigues, com a iniciativa “Paços de Vilharigues - 50 memórias do 25 De Abril", pelas 15h00.

Estarão ainda patentes duas exposições: no Museu Municipal de Vouzela pode ser vista, de 17 de abril a 5 de maio, uma mostra de cartazes da revolução, da Universidade de Coimbra; e, de 25 de abril a 1 de maio, pode ser vista na Sala Binaural a exposição multimédia e documental "O Alvor da Democracia em Vouzela".