Geral

24 de 08 de 2021, 18:22

Diário

Penalva do Castelo comemora esta quarta-feira o feriado municipal

Ao contrário do que aconteceu em 2020, o dia vai ser assinalado com comemorações ao som da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo

penalva do castelo centro

O concelho de Penalva do Castelo assinala esta quarta-feira (25 de agosto) o seu feriado municipal.

Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2020, o feriado municipal vai ser assinalado. “Vamos fazer uma celebração singela sem grandes concentrações. Queremos ter muito respeito pela pandemia porque ainda não nos afastámos dela”, garante o presidente da Câmara, Francisco Carvalho.

As comemorações começam às 9h00 com o hastear da bandeira municipal ao som do hino nacional pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, frente aos paços do concelho.

Pelas 18h00, a Igreja Matriz da Ínsua vai celebrar uma missa em honra de São Genésio, o padroeiro de Penalva do Castelo. Já a Praça Magalhães Coutinho recebe às 21h00 um concerto da Banda Musical e Recreativa.

Entre comemorações, Francisco Carvalho, que se recandidata ao cargo de presidente da Câmara pelo PS nestas autárquicas, sustenta que o futuro do concelho passa pela aposta no turismo.

“Temos uma paisagem rural invejável, temos solares e património religioso que aconselho a visitar e temos também o turismo de habitação que começa a dar os primeiros passos”, diz.

O autarca dá o exemplo de dois empreendimentos turísticos que ficam no concelho, o Eiras do Dão “que é um ex-libris para quem for visitar, uma vez que são palheiras antigas que foram recuperadas e deram lugar a um complexo” e ainda um novo projeto “que está quase a iniciar” junto ao Rio Dão, na zona conhecida como Moinhos do Albino, “de uma proprietária que veio do Sátão para investir em Penalva do Castelo”.

Segundo os Censos 2021, o concelho tem uma população de 7.340 pessoas. Mais de 60 por cento da população está em idade ativa.