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05 de 07 de 2024, 17:08

Diário

Profissionais do hospital de Viseu queixam-se de problemas informáticos que ''dificultam a atividade clínica''

Profissionais de saúde queixam-se de alguns constrangimentos informáticos devido a “erros constantes do sistema" e da falta de acesso à Internet para uso profissional

Os profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) queixam-se de alguns constrangimentos informáticos devido a “erros constantes do sistema, que têm dificultado a atividade clínica”. Numa denúncia feita ao Jornal do Centro é referido que estes problemas obrigam a “reescrever várias vezes registos clínicos por o sistema eliminar constantemente os registos realizados pelos médicos”.

Os profissionais queixam-se ainda da falta de acesso à Internet para uso profissional, quer nas consultas, quer no serviço de urgência.

“No decorrer das suas funções, os profissionais de saúde têm muitas vezes necessidade de consultar/confirmar assuntos de natureza científica. Tal só é possível com recurso aos dados móveis dos próprios profissionais. Não é possível realizar uma simples pesquisa no Google nos computadores do hospital”, lamentam.

Em resposta, o conselho de administração demissionário afirmou que “não foi reportada qualquer situação como a descrita às equipas de informática da ULSVDL, nem dos SPMS [Serviços Partilhados do Ministério da Saúde] que estiveram presencialmente, até ao dia de hoje, no Hospital de Viseu a efetuar testes de validação na sequência do processo de atualização e migração dos sistemas de informação clínica SONHO e SCLÍNICO”.

Já em relação à internet, o hospital garante que “todos os computadores têm acesso”. Contudo, acrescentam, “por questões de segurança, há computadores cujo acesso se encontra limitado a sites de natureza científica e institucional que respondem às necessidades dos profissionais para apoio à atividade clínica”.

“Estes acessos são, a qualquer momento, passíveis de ampliação, mediante solicitação do próprio ou do respetivo responsável hierárquico, que validará o pedido”, acrescentou.

O hospital refere ainda que o acesso ao Wifi é gratuito, para profissionais e utentes e que “foi também disponibilizado para todas as áreas do ambulatório do Hospital de Viseu, no âmbito de um projeto financiado com fundos comunitários, conforme oportunamente noticiado dentro e fora da instituição”.

A ULSVDL anunciou recentemente a atualização do sistema informático, um processo que demorou vários meses e que foi feito em colaboração com a equipa técnica dos SPMS. Segundo o hospital, a atualização do sistema informático garante “maior fiabilidade, velocidade de acesso, escalabilidade e segurança dos sistemas de informação, robustecer a interoperabilidade entre aplicações e agilizar os processos de trabalho dos profissionais”.