Geral

07 de 06 de 2023, 10:58

Diário

Câmara de Viseu volta a dar contentores para recolha de lixo seletiva

Autarquia abriu a segunda fase de candidaturas do projeto RecolhaBio, que decorre até sábado. Objetivo é reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em lixo orgânico

compostagem viseu

Fotógrafo: Câmara de Viseu

A Câmara de Viseu abriu a segunda fase de candidaturas ao projeto RecolhaBio, que incentiva a população a recolher restos do lixo em compostores entregues para o efeito. As inscrições estão abertas até este sábado (10 de junho).

O município frisou que o projeto – apoiado pelo Fundo Ambiental – aposta na compostagem doméstica através da entrega de um compostor doméstico e um contentor de recolha seletiva de orgânicos. A autarquia pretende promover boas práticas no tratamento de biorresíduos “tanto através da participação ativa das famílias, como também nas escolas e instituições”, referiu.

Os interessados podem candidatar-se acendendo ao site da Câmara, em www.cm-viseu.pt, onde está disponível um formulário de inscrição. O projeto prevê também o acompanhamento técnico através de uma formação inicial e uma visita à morada onde o compostor está colocado.

O principal objetivo do projeto é reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico, “poupando recursos na gestão dos resíduos urbanos e contribuindo para a proteção do ambiente”.

Amiga do ambiente, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio. É uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.