Geral

15 de 11 de 2023, 15:20

Diário

Projeto em Mortágua é finalista de prémio europeu de agricultura

Projeto i9kiwi, que envolveu o concelho de Mortágua, foi um dos três finalistas nacionais selecionados para a quinta edição dos Prémios ARIA. Galardões são entregues em dezembro, na Bélgica

i9kiwi créditos eu cap network

O projeto i9kiwi, que envolveu o concelho de Mortágua, foi um dos três finalistas nacionais selecionados para a quinta edição dos Prémios ARIA, que distinguem iniciativas europeias de promoção da agricultura e dinamização das zonas rurais.

O i9kiwi, que decorreu entre os anos de 2017 e 2021, realizou-se em oito municípios do país e teve como objetivo desenvolver estratégias de sustentabilidade para a fileira do kiwi, que tem sido afetada nos últimos anos pela diminuição da produtividade, e criar produtos de valor acrescentando a partir desta fruta.

O projeto, que envolveu um investimento de mais de 465 mil euros, juntou várias empresas do setor e entidades como a Universidade de Coimbra, a Associação Portuguesa de Kiwicultores, o Instituto Pedro Nunes e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O I9Kiwi visou “melhorar a competitividade do país incidindo exclusivamente em atividades de produção primária no sector do kiwi através de diversas tipologias de inovação, nomeadamente inovação de produtos e processos”, referem os dinamizadores.

Algumas das medidas tomadas foram o mapeamento das principais regiões produtoras a partir de fatores abióticos e bióticos, a criação de métodos que potenciem o sistema imunitário da planta com a possibilidade de serem utilizadas em contexto real e a aplicação de metodologias de aplicação de pólen inovadores e adaptadas à realidade nacional.

Além do i9kiwi, também foram nomeados os projetos portugueses The Landscape Farm e Pepe Aromas.

Para a edição deste ano, os Prémios ARIA receberam 92 candidaturas de 20 países da União Europeia, integradas nas categorias de agricultura inteligente e competitiva, proteção do ambiente, tecido socioeconómico das zonas rurais e competências dos parceiros rurais.

O júri selecionou 24 projetos (seis por categoria) para a lista de finalistas, sendo que a votação popular decorre ao longo deste mês de novembro. A cerimónia de entrega está agendada para o dia 4 de dezembro, em Bruxelas, na Bélgica.